Covid-19: Nielsen mostra que streaming está contribuindo com picos de acessos ao conteúdo de rádio

Covid-19: Nielsen mostra que streaming está contribuindo com picos de acessos ao conteúdo de rádio

São Paulo – Análise feita nos Estados Unidos mostra que o streaming é alternativa utilizada pelo público durante o isolamento imposto pelo coronavírus

Uma análise feita pela “Radio Research Consortium”, com base nos dados da Nielsen e relacionada ao consumo de rádios públicas nos Estados Unidos, mostra que o streaming de áudio está contribuindo diretamente com picos de audiência dessas estações. O público de rádio, impossibilitado de manter a sua rotina tradicional devido ao isolamento social, tem procurado a internet para consumir o conteúdo de suas rádios, sendo em parte uma transferência dos volumes vistos através do dial. Os dados da Nielsen confirmam outros levantamentos, que já mostravam um avanço da audiência on-line do rádio durante a covid-19.

O Rádio Hoje | Confira pesquisas recentes sobre audiência e o comportamento do rádio em diferentes países. Clique aqui!

Segundo o portal Inside Rádio, a Radio Research Consortium  (RRC) obteve dados da Nielsen para 10 estações públicas dos Estados Unidos, de diferentes formatos de programação. E o resultado foi que a maioria das emissoras analisadas receberam uma porcentagem maior de sua média de um quarto de hora (AQH) de ouvintes on-line, mudança de hábito imposta pelo fato de as pessoas estarem isoladas em casa.

A reportagem deixa a situação mais clara através de alguns exemplos específicos: WBEZ FM 91.5 de Chicago, emissora pública de formato jornalístico, contou com um aumento de 53% da audiência on-line em abril na comparação com março. E um avanço de 141% em relação ao período pré-pandemia (fevereiro).

Algo também expressivo foi observado na KERA FM 90.1 de Dallas. Em fevereiro, o volume de audiência on-line era de apenas 2% do total da emissora. Depois, em março, essa participação subiu para 3% e, em abril, o on-line representou 11% do total da audiência da estação, que também é de formato jornalístico.

Já entre as rádios de formato musicais, os avanços no on-line também foram notados. A rádio WXPN FM 88.5 da Filadélfia (de formato adulto/alternativo) teve avanços progressivos na audiência vinda pelo streaming, isso mês a mês. Já outras estações, sendo a maioria, o salto foi visto a partir de março e depois o cenário se estabilizou, mas ainda com a audiência on-line sendo superior ao período pré-pandemia (caso da KKXT FM 91.7 de Dallas).

A RRC também destaca que o avanço do consumo de rádio via streaming tem crescido ao longo dos últimos anos, sendo acelerado também pela situação da covid-19 e pelo fato de mais pessoas estarem trabalhando em suas casas.


Análise do volume de audiência on-line vs. streaming

Outras notícias

Fonte: https://tudoradio.com/noticias/ver/23580-o-radio-hoje-covid-19-nielsen-mostra-que-streaming-esta-contribuindo-com-picos-de-acessos-ao-conteudo-de-radio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *