Rádio FM/AM investe pesado na promoção de podcasts. Digital cresce com campanhas em mídias tradicionais
São Paulo – Movimento reforça a importância de meios de massa como o rádio na promoção de plataformas digitais e gera oportunidade de novas receitas
O mais recente levantamento da Media Monitors, que mostra os maiores anunciantes dos Estados Unidos em veículos como o rádio e seus respectivos volumes nas campanhas, apontou que o próprio meio tem investido pesado na promoção de podcasts. O movimento reforça o fato de que a mídia tradicional é um meio fundamental para a promoção de plataformas digitais. Executivos afirmam que estratégia serve para ampliar a audiência e também gerar novas oportunidades de negócios para o rádio.
Em apenas dois anos, o volume de campanhas sobre podcasts executadas pelo próprio meio cresceu 20 vezes, isso na comparação entre o primeiro semestre de 2018 e a primeira metade de 2020. “As emissoras de rádio AM / FM estão usando cada vez mais seu grande público para criar consciência e interesse em podcasts”, disse em seu blog o executivo Doug Hyde, Diretor Sênior de Insights Nacionais e Locais da Cumulus Media e Westwood One.
O avanço também foi significativo quando a comparação é relacionada à um período mais recente. O Media Monitors mostrou que pelo menos 1,8 milhão de promoções de podcast foram ao ar em estações de rádio dos Estados Unidos no primeiro semestre do ano. Isso é mais de três vezes a mais do que no primeiro semestre do ano passado, quando 985.000 foram ao ar.
Para se ter uma ideia, os podcasts já estavam alcançando a lista de maiores anunciantes em rádio nos Estados Unidos, assim como outras empresas que são nativas digitais ou relacionadas à serviços de tecnologia. E a variedade de campanhas de podcasts também foi ampliada: segundo o Media Monitors, 601 podcasts diferentes foram promovidos no primeiro semestre deste ano, sendo o dobro do volume visto em 2019.
Volume de spots de podcasts veiculados em emissoras de rádios nos Estados Unidos / fonte: Advertising Expenditure da Media Monitors
Digital aproveita o alcance e a frequência da campanha de rádio
O Media Monitors mostra em números os benefícios que plataformas digitais como podcasts estão experimentando com os anúncios crescentes em rádio. Segundo Doug Hyde, a análise mostra que 71% dos norte-americanos foram expostos em média 16,9 vezes a promoções de podcast durante o mês de junho. “Isso representa impressionantes dois bilhões de impressões de publicidade”, afirma o executivo.
Mais possibilidades de negócios para o rádio
As ações de promoção de podcasts são estratégias de composição de audiência digital e também de novas possibilidades de publicidade.
Segundo o portal norte-americano Inside Radio, o CEO da iHeartMedia, Bob Pittman, afirmou na semana passada que, uma vez que eles trazem um cliente para uma programação de anúncios de rádio ou podcast, isso abre a porta para fazer algo mais com eles.
“Assim que eles entrarem na empresa, podemos expô-los aos outros ativos que temos, o que pode ajudar a impulsionar suas ideias (…) tivemos uma série de sucessos lá e realmente esperamos que continue”, afirma Pittman.
Daniel Starck
Tudo Rádio – Rádio
Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020 @ 07:30
Fonte: http://aesp.org.br/noticias_view_det.php?idNoticia=10546
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