Fórum SBTVD lança segunda fase do Call for Proposals da TV 3.0 no Brasil

Fórum SBTVD lança segunda fase do Call for Proposals da TV 3.0 no Brasil

[ad_1]

Fórum SBTVD lança segunda fase do Call for Proposals da TV 3.0 no Brasil

No dia 8 de março de 2021, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) lançou a segunda fase do Call for Proposals para a TV 3.0, chamada também de Fase de Testes e Avaliações. Os proponentes das tecnologias candidatas à camada física devem fornecer antenas para teste, mas o Fórum SBTVD utilizará antenas internas MIMO como referência.

A inclusão de antenas adicionais no teste é importante para verificar o desempenho da recepção utilizando antenas com características mais próximas do que seria usado pelo consumidor final.

Os próximos passos do Fórum SBTVD serão o recebimento das documentações dos proponentes, envio das propostas para os laboratórios, realização de testes e recebimento dos equipamentos. A expectativa é que o processo se encerre até o final deste ano. Mais informações aqui.

Retrospecto

Em 2020, o Fórum SBTVD lançou o Call for Proposals para receber propostas de soluções tecnológicas para uma nova geração de TV aberta a ser adotada no Brasil: a TV 3.0. Os interessados tiveram até o dia 30 de novembro de 2020 para submeter suas propostas e puderam apresentá-las em um painel exclusivo voltado à TV 3.0 no SET eXPerience Live.

O Coordenador do Grupo de Trabalho do Módulo de Mercado do Fórum SBTVD, Eng. Sergio Santoro, ressalta que, em paralelo a essa ação, formou-se, dentro do Módulo de Mercado, um grupo de trabalho, com o objetivo de avaliar aspectos de mercado relacionados aos proponentes e às suas tecnologias, o impacto que essa evolução trará às partes interessadas do sistema (radiodifusores, indústria de receptores, indústria de software, indústria de transmissores e academia), bem como junto aos consumidores, com a implantação da TV 3.0.

“Por ser um trabalho com início recente, ainda está no processo de definição de metodologia e padronização de documentação para a obtenção dessas informações, de maneira a ser acoplado ao resultado que será obtido pelo Módulo Técnico, de forma a orientar a decisão do Fórum SBTVD e, em última instância, do Governo Federal para a eventual adoção de um novo sistema”, afirmou Santoro.

O executivo destaca também as vantagens observadas até o momento. “Vemos como vantagens do sistema em estudo a melhor utilização do espectro radioelétrico, a recepção com antena interna, uma melhor qualidade na transmissão do conteúdo audiovisual, com a adoção de maior resolução de vídeo, HDR – High Dynamic  Range, WCG – Wide Colour Gamut e áudio imersivo, melhoria na integração entre o broadcast e o broadband, de maneira a que o telespectador não perceba qual é a origem do sinal recebido em seu aparelho, a possível adoção da comercialização direcionada (targeted advertisement), a ampliação da possibilidade da oferta de conteúdos por broadband  gratuitos ou por assinatura, melhora na qualidade da recepção móvel, entre outras.”

[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO