Streaming de música representou 83% da receita da indústria fonográfica em 2020

Streaming de música representou 83% da receita da indústria fonográfica em 2020

[ad_1]

Streaming de música representou 83% da receita da indústria fonográfica em 2020

Conteúdo Engadget

A pandemia do coronavírus pode ter tornado quase impossível assistir a shows ao vivo no ano passado, mas a indústria da música ainda encontrou uma maneira de crescer apesar de todas as dificuldades. De acordo com o relatório anual de fim de ano da Recording Industry Association of America, a receita geral de música gravada aumentou 9,2%, atingindo US $ 12,2 bilhões em 2020. Esse crescimento foi sustentado principalmente por mais dinheiro proveniente de serviços de streaming, com o formato gerando US $ 10,1 bilhões em receita no ano passado, acima dos US $ 8,9 bilhões em 2019. 2020 marcou o quinto ano consecutivo de crescimento nessa área.

Das principais plataformas de streaming, Spotify e Apple Music foram os maiores contribuintes, gerando US $ 7 bilhões em receita entre os dois

Colocando todos esses números juntos, o streaming foi responsável por 83% da receita total do setor. As vendas de CDs e downloads digitais continuaram diminuindo, entretanto, o vinil teve outro ano forte. As vendas do formato aumentaram 29,2% ano a ano, para US $ 619,6 milhões. Isso é particularmente impressionante quando você considera que as lojas de discos tiveram que fechar na maior parte do ano.

Uma questão crucial que o relatório da RIAA não responde é para onde vai todo esse dinheiro. O modelo de streaming paga generosamente para os maiores artistas do mundo, mas torna difícil para artistas menores e independentes ganharem a vida com sua música. De certa forma, esse sempre foi o caso com a indústria, mas o problema se tornou mais pronunciado com a pandemia de coronavírus. Há uma subseção inteira de profissionais que não puderam participar do crescimento econômico que a indústria viu este ano porque era impossível para músicos e bandas fazerem turnês. Isso é algo que plataformas como o Bandcamp tentaram resolver, mas vai levar outras empresas a adotar modelos de negócios mais justos antes que o problema melhore.

[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *