O que sua marca pessoal diz sobre a sua imagem profissional?

O que sua marca pessoal diz sobre a sua imagem profissional?

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Especialista aponta que a marca de cada um é essencial, pois é ela que vai para o coração e a mente das outras pessoas, profissionais e empresas.

Por Fernanda Nardo


Construir uma imagem profissional é fundamental para obter credibilidade e confiança e, consequentemente, ter sucesso profissional. Para alcançá-lo, é preciso ter um propósito definido e uma certa dose de talento.  

Mas o que é ser uma pessoa de talento? No dicionário, a palavra talento está descrita como uma “aptidão incomum que, natural ou adquirida, leva alguém a fazer alguma coisa com maestria”. Não parece ser nada de outro mundo, mas ao mesmo tempo, pode transparecer um poder místico ou até mesmo um dom. 

Para o palestrante e consultor de carreira, Alexander Baer, os talentos são todas as ações e o conhecimento que se busca para ser cada vez melhor. Mas para chegar lá com maestria, é preciso identificar o que se faz de melhor. “Todos nós somos diamantes que precisam ser lapidados. Quanto mais nos lapidamos, nos tornamos melhores e, consequentemente, nossa marca passa a ser reconhecida e se obtêm mais sucesso’, explica.  

E o que isso tem a ver com propósito e com a construção de uma marca pessoal? Está tudo interligado! A pessoa talentosa geralmente é aquela que demonstra um bom desempenho profissional, mas está sempre buscando aprimoramento. Afinal, na vida sempre estamos em constante desenvolvimento, e não seria diferente no aspecto profissional.  

Segundo Baer, quanto mais você se lapida, mais talento você demonstra. E para isso acontecer é preciso ir atrás de conhecimento. “Cada profissional tem seus dois maiores patrimônios, que são o conhecimento e a marca (identidade). A marca diz tudo sobre o profissional, pois é ela que vai para o coração e a mente das pessoas, profissionais e empresas”, afirma.

No entanto, para conquistar uma marca pessoal é preciso antes de tudo ter claro quais são os seus propósitos. “Como diz o autor Simon Sinek, a marca é a consolidação do nosso propósito. O propósito é o porquê você levanta de manhã e vai fazer o que faz. Ele é o seu porquê da vida pessoal e profissional”, ressalta o consultor.

Como construir uma marca pessoal de sucesso?

Segundo Alexander Baer, existem dois grandes segredos do marketing pessoal, utilizados para construir a marca pessoal e profissional. O primeiro é constância e disciplina. O segundo é levar conteúdo altamente relevante ao mercado, usando as ferramentas do marketing digital (LinkedIn, Instagram, Youtube, site, blog, emissora de rádio, e assim por diante).

Para ele, fazer marketing pessoal é fundamental para alavancar a carreira e a vida. “Não adianta ser o melhor profissional de rádio, desconhecido do mercado. É preciso criar visibilidade no mercado, gerar autoridade e se tornar um influenciador”.

No entanto, para que tudo isso seja possível a primeira atitude a ser tomada é a ação. “Nada de apenas intenção, pois intenção sem ação não leva a absolutamente nada. O que não se deve fazer é deixar para depois, amanhã, semana que vem”, completa Baer.

Vale lembrar sobre a importância de lidar com o sucesso de maneira saudável. “É imprescindível buscar autoconhecimento junto com inteligência emocional, para que o sucesso seja energia para alavancar seu propósito”, diz Baer.

Qual o papel da empresa?

De acordo com o diretor de produto, conteúdo e convergência do Grupo RIC, Marcus Yabe, atualmente profissionais de diversos setores se destacam e se tornam influenciadores. Para ele, a empresa tem o papel de estimular e incentivá-los.

“A comunicação mudou muito, hoje o profissional de qualquer área pode se destacar, e não apenas quem está em frente às câmeras. Temos executivos que são grandes influenciadores”, destaca.

Em relação ao apresentador, por exemplo, Yabe explica que são feitas negociações diferentes para cada um, conforme o potencial de cada pessoa em gerar faturamento pela conquista de audiência.

“Mas com todos é possível fazer isso, independente da função do profissional, seja ele apresentador, executivo ou analista, desde que seja bem estimulado, trabalhado, seguindo um plano de desenvolvimento. Todos os colaboradores em uma empresa de comunicação são muito importantes”, explica.

Para Alexandre Baer, quando o profissional trabalha em um lugar em que acredita e que está alinhando com seus valores, suas motivações vão além da remuneração. “A diferença aparece no desempenho e comprometimento cotidianos”, afirma.

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