Studios Piccolo atualiza sistema de produção remoto em caminhão com equipamentos da Solid State Logic
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O Studios Piccolo, de Quebec (CAN), atualizou um de seus caminhões de produção remota, Piccolo Mobile, com a instalação de uma plataforma de transmissão de áudio em rede Solid State Logic System T. O novo System T do caminhão compreende uma superfície de controle modular leve e compacta de 48 faders S500m, motores Tempest T80 redundantes duplos, que suportam até 800 caminhos de sinal e um bloco remoto de 16 faders.
“Houve uma série de razões pelas quais a Piccolo escolheu o System T”, disse o cofundador da empresa Denis Savage. “O estúdio é um usuário SSL de longa data e foi a primeira instalação comercial equipada com Duality na América do Norte.” Além disso, Savage, que foi tour manager de Céline Dion e engenheiro FOH por várias décadas, instalou um console de produção de música digital Axiom MT + no Coliseu do Caesars Palace, em Las Vegas, quando a cantora começou sua residência de anos lá em 2003. Savage mudou para as mesas de séries ao vivo da SSL para os shows de Dion em 2014.
Segundo Savage, para a clientela da Piccolo Mobile, a empresa precisava de um console mais especializado. “O SSL System T foi projetado especificamente para o ambiente de transmissão complexo e acelerado de hoje”, diz ele.
“O número de entradas – até 800, com EQ – e como podemos construir mix-minuses rapidamente, tornam-no um ótimo console para nós. Além disso, é muito rápido de configurar. Se você tem um layout básico em seu console, você chega de manhã, basta adicionar as entradas e colocar tudo na ordem certa. Em nenhum momento você está pronto para o rock.”
A equipe da Piccolo Mobile integrou o novo System T no maior dos dois caminhões da empresa, o PM2, entre o Natal de 2020 e o ano novo. “Também atualizamos o Pro Tools para gravar 192 faixas”, revelou Savage.
O primeiro evento do caminhão com o System T foi um projeto com a Orquestra Sinfônica de Montreal. Na ocasião, ele foi posicionado nos estúdios MELS, em Saint-Hubert, subúrbio de Montreal, para a produção do programa da TV Star Académie, que busca encontrar novos cantores talentosos.
“É um show grandioso, com vários cantores e uma série de convidados”, disse o engenheiro da Piccolo Charles-Émile Beaudin, que trabalha no caminhão com o mixer Simon Bélanger. O programa gera cerca de 140 entradas, incluindo mais de 20 microfones vocais, e normalmente apresenta mais de 30 músicas por episódio. As falas do palco, que circulam na ausência de público do estúdio durante a pandemia, se dividem em três FOH e consoles de monitor na casa e são transportadas por MADI para o System T no caminhão do lado de fora.
Bélanger usa o Layer Manager no software do System T para reposicionar os faders que ele precisa para diferentes segmentos do show ao seu alcance. Durante uma parte do programa, cada participante canta uma linha de uma música por vez. “Ter o Layer Manager é um grande fator para nos ajudar a ir mais rápido quando se trata de medleys. Eu coloco todos os vocais em uma linha e posso simplesmente viajar pelos faders”, explicou Bélanger.
Durante a parte do mash-up, um cantor assumirá a liderança antes de mudar para o vocal de fundo, enquanto outro cantor assume. “É aí que o System T também é útil, trocando as hastes, reverbs e panning. É muito rápido”, avaliou Bélanger.
O rack de processamento e efeitos do System T é regularmente testado conforme os jovens competidores encontram suas vozes, diz Beaudin. “Eles estão sendo treinados a cada dia e tentando coisas diferentes. O timbre de suas vozes muda dramaticamente de uma música para outra e de um dia para o outro. Então, usamos muito EQ dinâmico e diferentes reverbs e efeitos”, detalhou. “O System T é muito limpo e tem um som enorme. Não muda o som drasticamente; soa bem. Com o tempo, você percebe que o espaço é ótimo e parece amplo e profundo”, completou.
Segundo Charles-Émile Beaudin, a produção do Star Académie 2021 é complexa. “Não é realmente simples e temos que fazer isso rapidamente. Mas a grande coisa sobre o System T é que ele gerencia isso facilmente. Existem várias maneiras de entrar e sair do console. Mandamos faixas gravadas para o palco e eles nos mandam coisas que não vão ao ar. Ambos temos respostas no caminhão e usamos matrizes para direcionar isso. Mas tem muito mais alcance do que a forma como o usamos. E acho que nunca dissemos não a um pedido”, concluiu.
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