tudoradio.com | Panorama: Massa FM dispara de novo em Curitiba. Caiobá FM e 98 FM também crescem em audiência
[ad_1]
O mercado de Curitiba acompanhou na semana passada mais uma atualização da audiência de rádio, esta que é medida regularmente pela Kantar Ibope Media. No geral, o universo de ouvintes da capital paranaense e região metropolitana ficou em um patamar muito semelhante ao valor registrado na medição anterior, mantendo uma certa estabilidade após forte alta na virada de ano. As cinco primeiras colocadas em períodos gerais ampliaram as suas médias de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2021):
Líderes em alta
A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) continua sendo o principal destaque do mercado na corrida pela audiência FM de Curitiba e região metropolitana. A emissora sustentou a liderança nos principais filtros da medição pela décima primeira atualização consecutiva. Ou seja, a Massa FM está isolada nesta condição. E, na comparação com a atualização passada, a Massa FM ampliou o seu índice de audiência, elevando assim o teto da pesquisa FM+WEB.
Também é destaque o desempenho consistente visto nos números da Caiobá FM 102.3 (popular/hits), atual vice-líder geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Conforme a pesquisa é atualizada, a emissora vem apresentando altas constantes em seu índice de audiência, voltando a um patamar que não era visto nos últimos dois anos.
A 98 FM 98.9 (popular/hits) é outro destaque da medição de audiência. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora manteve a trajetória de alta que já era observada em seus números, seguindo assim mais próxima da Caiobá do que das estações que aparecem na sequência da medição.
Em quarto geral, a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo) avançou mais uma vez e atualizou o seu recorde de audiência em Curitiba e região metropolitana. A emissora não está distante do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e segue como um dos principais destaques da pesquisa de audiência.
Também é destaque o desempenho da Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), emissora que também ampliou sua média de audiência e mantém consolidada a sua posição no top 5 em filtros gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Mais destaques
A Clube FM 101.5 (popular/hits) foi um dos principais destaques da atual medição quando o assunto é crescimento de audiência na comparação com a pesquisa passada. A rádio apresentou uma boa evolução, que foi suficiente para reposicionar a FM na sétima colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Antes, a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) aparece em sexto geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), melhor posição já alcançada pela estação em Curitiba. E depois, a Rádio Gospel FM 89.3, líder no formato religioso/gospel, está na sequência da Clube FM.
O top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pela BandNews FM 96.3 (jornalismo, rádio que ampliou sua média de audiência) e Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). As duas FMs estão mais próximas das FMs que aparecem à frente nesse filtro do que das demais estações medidas pela pesquisa.
Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) e Rádio T FM 104.9 (popular/hits), rádios que cresceram em audiência na atualização atual, seguem próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e aparecem na sequência do top 10.
Veja também:
> Panorama: Ouro Verde FM Easy registra a sua melhor marca em Curitiba. Massa FM segue líder geral
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.
Tags:
Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo
[ad_2]
Link da fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.