Streaming: métricas a favor dos investimentos em rádio
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Anunciantes buscam ferramentas que entreguem dados qualificados em tempo real, com agilidade para medir o impacto da campanha e fazer ajustes de forma rápida.
Por Fernanda Nardo
Com a nova parceria entre a Aerp e a Nextdial, empresa que realiza a auditoria dos impactos do serviço de streaming, será possível fornecer dados de audiência e comportamento dos ouvintes nas plataformas digitais. Com isso, o rádio poderá abarcar parte do montante destinado para os meios digitais nos planejamentos de mídia.
As emissoras que aderirem ao projeto poderão entregar dados qualificados sobre a audiência e terão meios para monetizar no streaming. De acordo com o diretor da Nextdial, Thiago Fernandes, agências e anunciantes buscam aperfeiçoar os investimentos em mídia, reduzindo custos de aquisição (CAC) e ampliando o valor que um cliente retorna ao longo do tempo (LTV).
“Agências e anunciantes precisam de ferramentas que entreguem dados qualificados em tempo real, com agilidade para medir o impacto do áudio da campanha e, se for o caso, fazer os ajustes necessários de forma rápida”, destaca.
Hoje, o meio digital cresce rápido e recebe mais investimentos porque consegue dar um retorno e mostrar o que está acontecendo na hora. De acordo com o presidente da OpusMúltipla e do Sinapro/PR, Rodrigo Rodrigues, muitas equipes de marketing têm trabalhado a mensuração do digital como único fator. “Temos observado um desinvestimento em projetos de longo prazo. As marcas têm apostado em ações curtas focando em conversão de mídia”, diz.
Para ele, no momento em que o rádio consegue trazer, minuto a minuto, qual é o perfil do consumidor e entregar às agências o horário da audiência, isso ajuda a identificar a jornada de consumo das pessoas e quais os meios mais acessados, o que é uma preocupação atual dos mídias.
“Trazer essa mensuração ajuda a ter mais certeza de quando o rádio deve entrar no mix dos meios de comunicação. Traz mais confiança na escalação do meio dentro da programação, além de saber os resultados do que foi comprado”, destaca Rodrigues.
Segundo o presidente da Sinapro/PR, com a situação da pandemia muitos empresários foram obrigados a rever suas estratégias de investimento em publicidade. No entanto, há esperança de maiores investimentos para o segundo semestre deste ano.
Aerp e Nextdial – Na prática
As emissoras associadas a Aerp, que aderirem ao monitoramento e, em consequência, ao sistema, terão uma infraestrutura de publicidade programática. Nela, a inclusão e gestão das campanhas de rádio são muito similares à compra de mídia em plataformas como Google e Facebook. Neste caso, a agência ou o anunciante têm autonomia para cadastrar a campanha. Determinando a verba, a segmentação, a vigência, além de subir por conta própria a peça na plataforma e iniciar a veiculação.
“Depois é só acompanhar a evolução da entrega, avaliar os resultados e promover os ajustes necessários, de forma rápida tal qual fazem no Google e Facebook”, afirma o diretor da Nextdial.
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