Pele eletrônica poderá monitorar a sua saúde

Pele eletrônica poderá monitorar a sua saúde


Pele eletrônica poderá monitorar a sua saúde

Conteúdo CNN Business

Os médicos podem estar a apenas alguns anos do monitoramento da sua saúde através de uma pele eletrônica que você usaria no seu corpo.

Pesquisadores no Japão dizem que conseguiram desenvolver uma e-pele ultrafina e leve que é aplicada à região do peito usando um spray de água, e que pode ser usada por uma semana.

A tecnologia foi desenvolvida por Takao Someya, um professor da Escola de Engenharia da Universidade de Tokyo. O produto ainda tem de passar por testes clínicos, mas Someya comenta que já está em contato, inclusive, com parceiros para desenvolver processos de fabricação.

Feita com material flexível – polivinil – com uma camada de ouro, a e-pele é um sensor que pode captar sinais como batimentos cardíacos e impulsos elétricos dos movimentos dos músculos.

Um pequeno transmissor sem fio colado ao peito enviará os dados para um smartphone ou laptop nas proximidades, ou até para a nuvem, permitindo que um médico os acesse remotamente.

“E-pele é uma nova geração dos ‘usáveis’”, conta Someya. “Hoje em dia os equipamentos ‘usáveis’ mais populares são relógios e óculos inteligentes, que são volumosos. Em contraste a eles, a e-pele é fina, leve, maleável e durável”.

Ideal para pessoas idosas

O novo produto foi criado por Someya com foco na população japonesa, que envelhece rapidamente. Para que cuidados médicos remotos  sejam mais eficazes, ele diz que é importante monitorar os idosos por longos períodos e com maior precisão. Por conta de sua durabilidade, ele afirma que a e-pele é uma ferramenta poderosa para acompanhar doenças crônicas como diabetes, assim como problemas cardíacos. Ela também poderá detectar sinais precoces de doenças.

Someya também está desenvolvendo um visor de LED, em parceria com Dai Nippon Printing (DNPCF), para ser usado nas costas das mãos do usuário. Também desenhado para idosos ou pessoas com dificuldade de usar smartphones, o visor mostrará dados da frequência cardíaca transmitidos pela e-pele de forma fácil de ser vista (em formatos grandes e gráficos). O visor também poderá mostrar emojis enviados por amigos e parentes de seus smartphones, como uma maneira de manter os idosos sempre conectados.

Leia artigo completo, em inglês, aqui.



Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *