Vencedor do Golden Rooster ‘Chaogtu with Sarula’ colorizado com DaVinci Resolve Studio

Vencedor do Golden Rooster ‘Chaogtu with Sarula’ colorizado com DaVinci Resolve Studio

[ad_1]

A Blackmagic Design revelou que “Chaogtu with Sarula”, vencedor do Golden Rooster, foi colorizado por Luo Mengzhou da Beijing Film Academy (BFA) com DaVinci Resolve Studio e DaVinci Resolve Advanced Panel.

Baseado no romance “The Shepherdess” de Mo Yue, “Chaogtu with Sarula” conta a história de um casal mongol comum, que entra em conflito quando cada membro decide seguir estilos de vida diferentes. Dirigido pelo professor Wang Rui, reitor do Departamento de Direção da Beijing Film Academy, e estrelado por Jiritumu e Tana, o filme foi lançado na China em 31 de julho de 2020 e ganhou os prêmios de Melhor Diretor no 33º Golden Rooster Film Festival e Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio.

“Chaogtu with Sarula” foi colorizado em setembro de 2018 no DaVinci Resolve, pelo supervisor Zeng Zhigang e pelo colorista Luo Mengzhou na sala de DI 4K do Departamento de Tecnologia de Cinema e TV da BFA. A instalação possui 150 metros quadrados e faz parte do Centro Experimental de Cinema e TV da BFA.

Segundo Luo, a maioria das cenas foi filmada pela equipe liderada pelo DF do filme, professor Li Wei, reitor do Departamento de Cinematografia da BFA, nas estepes da Mongólia Interior, na China. “A equipe do professor Li fez um trabalho cinematográfico incrível e destacou a importância da gradação de cores, confiando que os coloristas tornariam as imagens cativantes e um reflexo do tema realista do filme”, disse Luo. “O filme foi gravado com câmeras de dois fabricantes, portanto, a harmonização das cores era uma das nossas tarefas principais.”


Com o enredo abrangendo o outono e o inverno, os coloristas usaram diversas pinturas a óleo como referência antes de decidir os looks das cenas filmadas em estações diferentes. “O visual da paisagem de outono que finalmente definimos foi inspirado no quadro ‘Pastora com seu rebanho’, do artista francês Jean-François Millet, e um visual frio e dessaturado para as cenas de inverno”, contou Luo.

A equipe realizou uma ampla pesquisa com o intuito de criar um estilo cinematográfico em um fluxo de trabalho ACES, executando testes específicos e criando PowerGrades no DaVinci Resolve Studio. Eles se concentraram em ajustes de contraste e brilho na gradação primária, combinados com ajustes mais precisos no modo logaritmo para fazer alterações sutis na gradação secundária, resultando em um visual único, que no geral era brilhante, evocando que a esperança sempre esteve presente nos altos e baixos da história.

Relembrando como ele lidou com as cores deste filme, que foi sua primeira experiência de trabalho com ACES no DaVinci Resolve, Luo disse: “O DaVinci Resolve tem sido minha ferramenta preferida desde que comecei a usar o DaVinci 2K Plus, há dez anos, devido aos seus recursos poderosos para trabalhos específicos e fluxo de trabalho baseado em nós elaborados. Isso o destacou como uma ferramenta de pós-produção importante. Agora, com o novo fluxo de trabalho ACES, ele se tornou ainda mais poderoso e versátil. O espaço de cores ACEScc AP1 que usei no filme foi muito útil para a correspondência de planos feitos em câmeras diferentes.”

“É extraordinário que, quando alternado para um fluxo de trabalho ACES, a sensibilidade dos anéis em torno dos trackballs no DaVinci Resolve Advanced Panel mudará, ou de qualquer forma, ele se tornará mais responsivo e as alterações nas formas de onda poderão ser mais drásticas, mas independentemente dos ajustes que eu tenha feito, os detalhes permanecerão lá”, acrescentou.

Além da gradação de cores, Luo precisava produzir entregáveis em formatos e espaços de cores diferentes. “A página de entrega no Resolve funcionou com as opções ACES ODT e pôde gerar múltiplos videoclipes ou sequências de imagens em Rec.709 ou DCI-P3 de forma eficiente e simultânea”, observou ele.

“O DaVinci Resolve é intuitivo e oferece aos coloristas um conjunto amplo de ferramentas potentes, que podem ser combinadas criativamente para atingir objetivos artísticos. Além disso, os equipamentos Blackmagic que usamos no projeto, como o UltraStudio 4K Extreme e o DaVinci Resolve Advanced Panel, também foram uma parte importante para garantir que o filme fosse concluído com eficiência e estabilidade”, concluiu Luo.

[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *