tudoradio.com | Migração AM-FM é tema do SET eXPerience Tracks, realizado em formato virtual nesta quarta-feira (7)
[ad_1]
A SET realizou nesta quarta-feira (7) a quarta edição do SET eXPerience Tracks. O encontro abordou o uso da faixa estendida do FM (eFM), que agora ganhou o nome de FM 2.0. O evento, transmitido em formato virtual, teve a presença do engenheiro Eduardo Cappia (conselheiro da SET), Marcello Cesário (diretor executivo da Rádio Capital), José Maria Martins (TV Cultura), William Ivo Zambelli (diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga do Ministério das Comunicações) e Vanessa Cristina Monteiro (especialista em Regulação da Anatel).
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MCom, foram realizados 1656 pedidos encaminhados para a migração AM-FM. Desses 1403 emissoras foram incluídas na faixa convencional e 136 passaram a utilizar o chamado FM estendido (eFM). Durante o encontro, foi divulgado que a conjunção entre o FM convencional e o eFM deu origem ao FM 2.0, como passa a ser chamado agora o espectro de 76 FM a 108 FM.
Ainda de acordo com os números divulgados durante o evento, 8 pedidos ainda estão em Consulta Pública, 53 estão aguardando a coordenação com canais de outros países do Mercosul, 44 pedidos com pendência na faixa convencional e 9 no eFM.
Aparelhos de rádio com FM estendido
Ainda durante o evento, foi explicado aos participantes a produção de rádios com o FM estendido. Segundo as informações, não há uma obrigação na produção de aparelhos, porém, conforme Portaria Interministerial 68, de 21 de setembro de 2017, o governo oferece benefícios fiscais para quem produzir aparelhos na Zona Franca de Manaus.
Entre 2019 e 2020, foram produzidos 3,3 milhões de rádios de carro, 1,14 milhão de rádios não portáteis e 780 mil rádios portáteis com o FM estendido. O levantamento também divulgou 83% dos smartphones produzidos no Brasil contam com a tecnologia do chip FM ativado com o eFM.
Além disso, algumas dessas emissoras estão orientando a população sobre o que é o eFM e como adquirir receptores capazes de captar essas novas sintonias. A Rádio Banda B AM 550 FM 79.3 criou um hotsite sobre o tema e a Rádio Capital AM 1040 FM 77.5 tem feito publicações orientando a audiência. Outra novidade é o anúncio de mais FMs em dial estendido para os próximos meses.
Benefícios da migração AM-FM
Durante o evento, o diretor executivo da Rádio Capital, Marcelo Cesário, ressaltou que a emissora já teve ganhos importantes operando no dial FM estendido. Segundo Cesário, muitas empresas de grande porte voltaram a anunciar na emissora a partir do início da transmissão no FM, aumentando de forma considerável o faturamento da emissora.
Além disso, a rádio também teve reforços importantes em sua equipe esportiva. Entre eles está o narrador esportivo José Silvério, que passou a integrar a emissora e já está fazendo as narrações das principais competições de futebol que estão sendo realizadas no Brasil.
Segundo Cesário, a inserções das transmissões esportivas fez com que a rádio ganhasse relevância na audiência e faturamento em horários que não são considerados nobres.
Tags:
Rádio, SET eXPerience, evento, SET, São Paulo, FM 2.0
[ad_2]
Link da fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO