Olympic Broadcasting Services e as principais inovações em tecnologia de Tóquio 2020
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Por Sergio Julián
As Olimpíadas de Tóquio 2020 certamente estão sendo diferentes, dado o contexto em que estão ocorrendo. No entanto, esta circunstância não impediu um desdobramento técnico espetacular e cheio de inovação. Apresentador do maior evento esportivo do mundo, o Olympic Broadcasting Services (OBS) apresentou diversas inovações interessantes.
1. Os primeiros jogos UHD da história
Pela primeira vez na história das produções OBS, as Olimpíadas estão sendo produzidas com UHD como padrão. Desta forma, busca fornecer detalhes nunca antes vistos, melhorar a reprodução de cores e, em qualquer caso, reter um público cuja demanda por fidelidade visual é cada vez maior.
Os 42 locais da competição estão sendo capturados com câmeras UHD. Um total de 31 unidades móveis (com recursos IP ST-2110 para fornecer vídeo de latência ultrabaixa) e 22 sistemas fly-away foram reprojetados especificamente para se adaptar às novas demandas deste formato. Em relação ao áudio, ele está sendo capturado com uma configuração 5.1.4 imersiva, para a qual foram usados um total de 3.600 microfones de 38 modelos diferentes.
Conforme detalhado por Isidoro Moreno, responsável pela engenharia da OBS, praticamente todo o conteúdo está sendo capturado em UHD, embora algumas câmeras especiais continuem com saída SDR 1080p. Esses sinais serão convertidos em UHD HDR para serem integrados ao feed da competição. Da mesma forma, centenas de processos foram automatizados para garantir que, embora os conteúdos sejam produzidos em UHD, cada uma das unidades móveis seja capaz de gerar uma saída SDR 1080i sem precedentes, com o objetivo de agilizar a distribuição de conteúdo e alcançar maior qualidade de imagem ao longo do caminho do que se tivesse sido produzido diretamente com câmeras HD.
Além das questões estratégicas, Moreno detalha as especificações técnicas da produção: “Para Tóquio, o padrão SMPTE 292 é usado para a produção do sinal HD-SDI 1080i / 59,94. OBS seguirá a especificação de 59,94 Hz. Os receptores UHD receberão o sinal internacional em UHD HDR, com configurações de áudio 5.1.4. A produção UHD seguirá o padrão SMPTE 2036-1 e seguirá a especificação de 59,94 Hz. O padrão HDR será Hybrid-Log Gamma (HLG).”
2. 5G: Primeiros testes a serem consolidados em Pequim 2022
O 5G veio para ficar. Multiplicará as possibilidades de conexão e transmissão, seja por suas possibilidades de computação de ponta (o que permitirá avanços em questões como a produção em nuvem) ou por suas velocidades de retransmissão extremamente altas. A comparação não deixa dúvidas: enquanto o 4G pode fazer upload de conteúdo a uma velocidade de 10 Mbps, essa velocidade sobe para 100 Mbps no caso do 5G. A latência é outro elemento fundamental: a nova tecnologia permite uma diferença de apenas 1 milissegundo, em relação aos 10 oferecidos pela quarta geração da telefonia móvel.
Para Tóquio 2020, a OBS preparou novos testes 5G que envolverão a transmissão de conteúdo durante as cerimônias de abertura e encerramento por meio de câmeras ENG. Esses sinais serão enviados ao IBC (International Broadcast Center) para a medição de sua velocidade e qualidade. Se os resultados forem os esperados e a tecnologia continuar a evoluir na taxa esperada, “teremos cobertura 5G em todas as instalações de competição dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022”, disse Mark Wallace, chefe de conteúdo da OBS. Processos de IA, como 5G, estão presentes em Tóquio 2020 em fase de testes.
3. Multi Clip Feeds: multiplicando as possibilidades das emissoras
Além da cobertura OBS padrão (que atinge altos padrões de qualidade levando em consideração a complexidade e as dimensões da produção), as emissoras contam com ferramentas adicionais com as quais podem personalizar ou completar suas transmissões: Multi Clip Feeds.
Esta inovação, apresentada novamente por Wallace, é um conjunto de sinais que são oferecidos simultaneamente à cobertura principal e que oferecem tiros tais como POV (Ponto de Vista) tiros ou super-lentas câmeras, entre outros recursos. Para que os detentores de direitos se beneficiem dessas vantagens, a OBS desenvolveu quase 100 feeds de vários clipes. Sempre que a tecnologia permitir, esses sinais estarão disponíveis no formato UHD. “Os Multi-Clip Feeds atendem às demandas dos titulares dos direitos. Em Tóquio 2020, a maioria dos esportes tem esses sinais”, especifica o chefe de conteúdo.
4. Os primeiros (verdadeiramente) Jogos Olímpicos multiplataforma
As televisões encontraram novas maneiras de narrar os Jogos Olímpicos. O conceito do “sofá como base de operações” é desfocado para oferecer novos canais cuja demanda continua crescendo. Dessa forma, celulares, tablets ou computadores surgem como canais paralelos que requerem conteúdos específicos e adaptados.
A OBS se adaptou a esses requisitos multiplicando sua produção de conteúdo. Especificamente, oferecerá mais de 9.500 horas de conteúdo em diversos formatos e para todos os tipos de perfis. Para facilitar esses processos, a OBS ampliou seu servidor de mídia em nuvem, oferecendo a possibilidade de editar e baixar todas as peças de pequeno formato adaptadas a diferentes janelas e em diferentes resoluções. Desta forma, a emissora pode “esquecer” de adaptar o feed principal, tomando como base conteúdos pré-definidos para as plataformas.
Para favorecer esses processos, a OBS desenvolveu serviços adicionais como o Content + que, ao final da competição, terá disponibilizado às emissoras entre 7 e 9 mil clipes destinados exclusivamente à distribuição em smartphones, por exemplo. Karen Mullins, diretora de gestão de produtos da OBS, também destaca o Sports Clip Service, que oferecerá até 1.800 clipes com os melhores momentos das produções esportivas.
5. Novas tecnologias nos Jogos Olímpicos
Além das aplicações de formatos emergentes na indústria como UHD ou 5G, Tóquio 2020 possui diversas inovações que permitem enriquecer a transmissão de uma forma nunca antes vista nos Jogos Olímpicos. Entre esses desenvolvimentos estão sistemas de replay multicâmera, compostos por 60 a 80 câmeras 4K que permitem recriar ações em 360 graus para que o espectador, após cinco segundos de processamento, possa ver todos os ângulos de uma ação. Este sistema está sendo usado em esportes como Basquete 3 × 3, Voleibol e Skate.
Outra inovação é o rastreamento de imagens 2D, que permite rastrear concorrentes com base na captura de imagens em vez da tecnologia GPS. Esta iniciativa permite a renderização de gráficos associados a cada um dos competidores de maratona, ciclismo ou triatlo. Por outro lado, o rastreamento 3D de atletas, desenvolvido pela Intel e Alibaba, permitirá uma representação gráfica completa do desenvolvimento das principais corridas de atletismo., permitindo identificar quando os corredores deram uma corrida ou atingiram sua velocidade máxima, por exemplo. O sistema trabalha com o processamento e posterior cálculo em tempo real das imagens capturadas por quatro câmeras localizadas no estádio olímpico japonês.
Tóquio 2020 contém mais três inovações. Por um lado, a coleta de dados biométricos já é uma realidade nas produções esportivas. Assim que questões polêmicas como proteção de dados forem superadas, os espectadores do tiro com arco poderão descobrir o pulso dos atletas em tempo real. Esses dados biométricos são obtidos por meio de 4 câmeras Panasonic localizadas a 12 metros dos atletas, que podem identificar as pequenas mudanças na cor da pele geradas pela contração dos vasos sanguíneos e gerar um pulso aproximado em tempo real. Outra chave para a cobertura é True View, o sistema da Intelque permitirá a construção de repetições tridimensionais a partir de 35 câmeras 4K localizadas no Saitama Super Arena, pavilhão utilizado para partidas de basquete.
Finalmente, Tóquio 2020 também está oferecendo gráficos virtuais 3D na disciplina de escalada esportiva. Este sistema permitirá a análise em tempo real da superfície de escalada. Com base na realidade aumentada, a solução ajudará a explicar as dificuldades e opções enfrentadas por cada um dos atletas durante sua participação no evento.
Imersão em realidade virtual
Como parte do esforço da OBS para oferecer aos detentores de direitos todos os tipos de opções de transmissão, Matt Millington, diretor de produção de conteúdo digital, impulsionou a produção de 110 horas de conteúdo imersivo em 180º e 360º. Esse tipo de conteúdo está sendo aplicado tanto nas solenidades de abertura e encerramento (360º), quanto em esportes como atletismo, basquete, vôlei de praia, boxe e ginástica (180º).
Para oferecer essa opção, a OBS implantou um total de seis câmeras estereoscópicas de 180 graus. As emissoras que desejam oferecer esse tipo de visualização via streaming permitirão aos telespectadores não só acessar novos ângulos durante a produção ao vivo dos testes, mas também a conteúdos inéditos como “melhores momentos” ou tomadas POV.
O sistema, para cujas emissoras de integração possuem um SDK específico, é compatível com hardwares específicos como o Oculus Quest, com navegadores web e com dispositivos móveis.
7. Produção remota completa em conferências de tênis e de imprensa
A produção remota, teoricamente, já está feita. Os processos, fabricantes e tecnologias estão na mesa. Na verdade, muitos produtores de conteúdo já estão se lançando para produzir ambiciosas produções esportivas dessa modalidade. No entanto, a OBS optou por ser cautelosa nesta área.
Depois de colocar esses fluxos de produção em teste nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018, todas as partidas de tênis de Tóquio 2020 serão capturadas com câmeras robóticas. Por outro lado, a produção das imagens será feita diretamente do IBC. Um modelo semelhante será aplicado para cobrir conferências de imprensa.
8. A nuvem chega para agilizar a produção
Além desses processos de produção remotos, a nuvem consolida sua presença nos Jogos Olímpicos para trazer flexibilidade, processamento e acesso instantâneo para a equipe de OBS e proprietários de direitos em todo o mundo.
Para Tóquio 2020, a OBS uniu forças com o Alibaba Group para criar a nuvem OBS, um conjunto de soluções em nuvem feitas sob medida para fluxos de trabalho de transmissão “extremamente exigentes e com uso intensivo de dados”. A OBS Cloud, além de oferecer alta conectividade, capacidade de processamento e armazenamento, também permite que você estabeleça seus próprios sistemas de criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo dentro da plataforma.
A OBS prevê que, à medida que as horas de conteúdo e as solicitações de acesso imediato ao conteúdo continuam a se multiplicar, a tecnologia em nuvem será crítica para cumprir seus objetivos, dadas suas opções de escalabilidade e produção.
9. CTA: Mini data centers para otimizar a produção
O conteúdo de Tóquio 2020, exigido por proprietários de direitos em todo o mundo, se beneficia na grande maioria das ocasiões das conexões do feed oficial. Dessa forma, as emissoras economizam recursos, permitindo que se concentrem na personalização e na narração do conteúdo. No entanto, 21 proprietários de direitos estão baseados no próprio Tóquio IBC.
Os espaços utilizados por essas corporações vão desde pequenas mesas com computadores, até sets mais completos que envolvem sets, salas de edição, cabines de comentários ou salas de produção de notícias. Diante desta edição dos Jogos Olímpicos, e com o objetivo de otimizar as operações de transmissão, a OBS promoveu CTAs, Áreas Técnicas Centralizadas .
Nas palavras de Tomoyo Sato, gerente sênior de serviços de transmissão, esses mini data centers adjacentes às zonas dos diferentes proprietários de direitos “irão hospedar e centralizar todo o equipamento técnico de cada RHB em uma zona dedicada e segura com capacidade de refrigeração específica.”
10. Conectando atletas com fãs/torcedores
A unidirecionalidade não é mais o único caminho. Os fãs estão acostumados a interagir e criar relações afetivas e de identidade graças à implantação das redes sociais. Desta forma, o engajamento torna-se um conceito essencial para entender a lealdade dos telespectadores para um evento como Tóquio 2020 e, mais especificamente, para aqueles artistas que representam um país, um grupo social ou talvez as novas vozes de uma geração.
Para atender a essas necessidades, a OBS lançou um pacote digital de engajamento de fãs, que permite aos espectadores interagir com os atletas em diferentes momentos de sua vida cotidiana. Esta coleção de ferramentas digitais, nas palavras de Yiannis Exarchos, CEO da OBS, “não só permitirá que amigos e familiares interajam com os atletas dentro do local, mas também proporcionará às emissoras acesso a novos fluxos de participação e módulos interativos que eles farão oferecem uma grande variedade de oportunidades de conteúdo, ao mesmo tempo em que permitem que fãs em todo o mundo participem ativamente no apoio a seus heróis nacionais.”
Entre as iniciativas específicas que a OBS lançou está o Cheer Map, um mapa no qual é possível verificar em tempo real quais são os públicos que mais torcem por suas seleções, ou Fan Video Wall, um video wall interativo onde os espectadores podem ser registrados torcendo.
Tóquio 2020 em números
9.500 horas de conteúdo produzido pela OBS
4.000 horas de esportes e cerimônias
30% mais conteúdo em relação ao Rio 2016
118 feeds de conteúdo HD
68 feeds UHD
76 feeds de distribuição HD44 de distribuição UHD
46 canais de rádio estéreo
31 unidades móveis
22 sistemas fly-away
1.048 câmeras
210 câmeras em câmera lenta
250 mini câmeras
145 câmeras de radiofrequência
18 cablecams
27 câmeras de rastreamento
37 guindastes
3.600 microfones
40.000 metros quadrados no IBC
30 proprietários de direitos + Canal Olímpico
140 organizações de transmissão
220 países e territórios
8.100 trabalhadores OBS
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