E-mail Marketing: dicas para fortalecer a marca da emissora

E-mail Marketing: dicas para fortalecer a marca da emissora

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Você utiliza o e-mail marketing na sua rádio? Confira quais ferramentas usar e algumas estratégias de aproximação com ouvintes e anunciantes.

Por Fernanda Nardo.


O email é um dos mecanismos de marketing mais utilizado pelas empresas como estratégia para aperfeiçoar a comunicação com clientes/ouvintes, posicionar a marca, atrair novos negócios além de conquistar e reter o público. Segundo informações da empresa Media Post, 72% dos consumidores preferem o e-mail como canal de comunicação com as empresas. Isso mostra que essa ferramenta segue como um canal para criar laços e otimizar resultados.

Com o e-mail marketing é possível ter maior previsibilidade nas ações, com a possibilidade segmentar a mensagem, personalizar, além de acompanhar desde o recebimento até a abertura e cliques. Para o head de Marketing da Cadena Sistemas, Luiz Fernando Carreirão, a ferramenta auxilia nas vendas de anúncios e fortalecimento de ações promocionais, ajudando a construir ainda mais a presença da emissora na rotina dos seus ouvintes.

“É uma possibilidade de estreitamento de laço, uma ferramenta que ajuda a rádio ser lembrada pelos ouvintes. O e-mail marketing tem uma gama de opções como forma de comunicação, que vão desde divulgação da rotina da emissora, promoções, ações comerciais, até mesmo para o contato com os anunciantes”, diz.

Estratégias para as rádios – Existem vários tipos de emails que as emissoras podem incluir em sua estratégia. Carreirão aponta três formatos: newsletter, relacionamento com audiência e divulgação de promoções.

Segundo o head, as ativações mais comuns como forma de relacionamento são as mensagens pessoais e personalizadas de aniversário ou de outras datas comemorativas. “As pessoas gostam de ser lembradas, então porque não mandar um voucher como um presente de aniversário e estreitar os laços com seu ouvinte?”, destaca.

Já a newsletter para rádios pode ser construída com informações sobre a programação da emissora, playlist com as músicas mais tocadas, podcasts, lançamentos ou informações com os assuntos mais falados da semana. “A newsletter é uma forma inteligente de nutrir os ouvintes com informações. É um espaço para gerar proximidade, trazendo algo que seu ouvinte gosta e criar aos poucos esse relacionamento com a audiência”, explica Carreirão.

Como o foco da rádio está nas vendas, o email marketing com divulgação de promoções e eventos costuma apresentar pequenos anúncios e lançamentos. A orientação é optar por mensagens curtas, objetivas e visuais, chamando para que o ouvinte participe, compre ou consuma. 

“Vamos supor que a rádio fez um sorteio diário de pizza. Então, ela pode pegar aquela base de participações e ao final do sorteio enviar um voucher dando um jantar para duas pessoas, por exemplo. O anunciante irá sentir a abrangência da promoção, e isso cria mais uma oportunidade comercial de venda para a rádio”, afirma.

Mas qual ferramenta usar?

Hoje, existem no mercado muitas ferramentas de e-mail marketing. Primeiro é preciso ter uma base de emails dos ouvintes, ou seja, construir o banco de contatos inicial. Isso pode ser feito capturando as informações sobre seus ouvintes nas diversas ações que a emissora realiza. 

O head da Cadena indica duas ferramentas: RD Station e Mailchimp. “O Mailchimp eu sempre indico para a rádio que está começando, porque ele é gratuito. Com ele, a emissora tem a possibilidade de inserir até 2.000 contatos e realizar 12.000 envios ao mês. Já o RD Station tem uma solução de automação, e pode fazer um trabalho mais profundo. A dica que dou é construir a base de contatos e começar pela ferramenta gratuita”, diz.

Ele destaca que o e-mail marketing também é uma ótima ferramenta de relacionamento com os anunciantes. “A dica de ouro para ajudar as rádios a vencerem os desafios atuais é criar um fluxo de conteúdo no e-mail, com pesquisas e números recentes, mostrando o quanto vale a pena investir em rádio, com cases de sucesso, pesquisas e resultados da própria rádio. A emissora vive de fidelização, por isso, ela tem que ter o e-mail como aliado de conscientização da importância de investir em rádio”, afirma.

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