EUTELSAT: lançamento bem-sucedido do QUANTUM, primeiro satélite totalmente definido por software

EUTELSAT: lançamento bem-sucedido do QUANTUM, primeiro satélite totalmente definido por software

[ad_1]

Reconfigurabilidade em órbita sem precedentes do EUTELSAT QUANTUM anuncia nova era de serviço comercial por satélite

O satélite EUTELSAT QUANTUM foi lançado com sucesso em órbita de transferência geoestacionária pela Arianespace usando um foguete Ariane 5, que decolou do Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa, às 18h (BRA), do último dia julho 30. A separação ocorreu após um vôo de 37 minutos e a verificação dos sistemas da espaçonave foi concluída com sucesso por um período de aproximadamente três horas.

Construído pela Airbus Defence and Space, o EUTELSAT QUANTUM anuncia uma nova era de serviço comercial por satélite. Seus recursos reprogramáveis ​​em órbita estabelecem um novo padrão de flexibilidade que permitirá aos usuários, principalmente nos mercados de governo e mobilidade, definir e moldar ativamente o desempenho e o alcance graças ao seu design baseado em software.

Por estar localizada a 48° Leste, e com entrada em serviço durante o quarto trimestre do calendário 2021, o EUTELSAT QUANTUM oferecerá ampla cobertura da região MENA (Médio Oriente e Norte da África). A ESA e a Agência Espacial do Reino Unido apoiaram o desenvolvimento das tecnologias essenciais integradas no EUTELSAT QUANTUM, no âmbito de uma Parceria Público-Privada entre a ESA, a Eutelsat e a Airbus Defence and Space.

“A colaboração entre a Eutelsat, a ESA, a Agência Espacial do Reino Unido e a Airbus Defense and Space neste ambicioso programa de satélites resultou em uma inovação mundial. EUTELSAT QUANTUM fornecerá serviços com reconfigurabilidade em órbita sem precedentes em cobertura, frequência e potência, permitindo a revisão completa da missão, em qualquer posição orbital”, comentou Pascal Homsy, Diretor Técnico da Eutelsat. “É um testemunho do espírito inovador e da experiência da indústria espacial europeia”, concluiu.

Foto: Arianespace

[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *