tudoradio.com | Panorama: Rádio Melodia dispara no Rio de Janeiro. FM O Dia e Rádio Globo seguem crescendo e JBFM pula para o top 3
[ad_1]
Após várias altas consideráveis nos índices de audiência, o rádio fluminense experimentou uma estabilidade no universo de ouvintes aferido pela Kantar Ibope Media. Ou seja, trata-se de mais um resultado importante, pois mantém o FM carioca em um novo patamar de audiência. E a pesquisa atual contou com novidades no topo do ranking FM. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre maio a julho de 2021):
Líder dispara e mudança no top 3
A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) foi de novo o principal destaque da medição de audiência realizada no Rio de Janeiro e região metropolitana. A rádio, que havia retomado a liderança a partir da pesquisa anterior, dispara na audiência na atualização atual. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio superou a impressionante marca de 267 mil ouvintes por minuto, com mais de 347 mil em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Destaque também para a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), que aparece consolidada na vice-liderança geral nos principais períodos da medição de audiência e volumes expressivos, renovando assim os valores que já estavam em patamares históricos. Para se ter uma ideia, a FM O Dia supera os 300 mil ouvintes por minuto no comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
A JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) também se destacou ao retomar a terceira colocação geral no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição esta que é disputada com a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes, que leva vantagem de segunda à sexta-feira). As duas FMs completam também o seleto grupo de estações que estão acima de 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Mais destaques
A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) continua com a sua trajetória de alta na medição de audiência, renovando mais uma vez a sua melhor marca de audiência desde 2017, quando passou por mudanças em seu projeto artístico. A estação vem crescendo de forma consistente: para se ter uma ideia, das 13 últimas atualizações, a Rádio Globo cresceu em 12. Assim a FM vai diminuindo a distância que a separa da 93 FM 93.3 (religiosa/gospel). No alcance, a rádio já se aproxima da marca do primeiro semestre de 2017, com cerca de 1.9 milhões de ouvintes em 15 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).
Na sequência, a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua posicionada na sétima colocação geral nos principais períodos da pesquisa, com boa vantagem para as demais FMs que aparecem na sequência do ranking. A rádio também está entre os maiores alcances do FM carioca.
SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) sustenta a oitava colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela Catedral FM 106.7 (religiosa/católica, que ganha posição nos filtros de segunda à sexta-feira) e Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), esta última avançou para o top 10 nos filtros gerais, acompanhada pela BandNews FM 90.3 (jornalismo, que pula para o top 10 no período comercial).
Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo), Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional) e CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não distantes do top 10.
Veja também:
> Panorama: Rádio Melodia retoma liderança de audiência. FM O Dia dispara no Rio de Janeiro
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.
Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.
Tags:
Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo
[ad_2]
Link da fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO