Setembro Amarelo: como identificar sinais de transtornos mentais no ambiente de trabalho

Setembro Amarelo: como identificar sinais de transtornos mentais no ambiente de trabalho

[ad_1]

Entenda os sinais que mostram comportamentos depressivos ou crises de ansiedade e como lidar com eles em equipe

Por Amanda Yargas


A pandemia teve impactos diretos na saúde mental. Medo, isolamento e pressão foram fatores que levaram a um aumento de quase o dobro no número de casos de pessoas com depressão e de cerca de 80% nos casos de crises de ansiedade entre março e abril, logo no início da pandemia, segundo uma pesquisa da UERJ. 

De acordo com a psicóloga corporativa Amanda Pscheidt, o home office trouxe uma carga maior de cobrança para as relações profissionais. De um lado, a chefia precisou aprender a gerir colaboradores à distância e sem as ferramentas de proximidade que existiam antes. Na outra ponta, muitos funcionários relataram que passaram a trabalhar mais, enfrentado maiores cobranças em relação à produtividade e uma dissolução do horário de trabalho.

“A gente não deve romantizar essas rotinas exaustivas e até essas cobranças excessivas. A gente vê muito esse aumento de carga de trabalho para oferecer mais, para mostrar mais. E o problema disso é que a pessoa pode começar a se sentir exausta e mais ansiosa e isso impacta na saúde mental”, explica a psicóloga.  

Já a depressão é a doença que mais afasta profissionais do trabalho, chegando até a 75% daqueles que são afetados por ela. Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho mostram que, em 2020, os pedidos de afastamentos e aposentadorias por invalidez devido a transtornos mentais cresceram 26%, em comparação com 2019. 

E a psicóloga alerta ainda que o retorno ao ambiente de trabalho, apesar de benéfico à sociabilidade entre os colaboradores, vai ser um processo de readaptação e pode trazer novos pontos de estresse e ansiedade. 

Sinais de saúde mental abalada

Segundo Amanda Pscheidt, pessoas que sofrem algum acometimento psicológico costumam ter alterações de comportamento. “ O primeiro sinal que a gente vê é justamente essa mudança drástica de conduta. Então uma pessoa que era mais extrovertida no ambiente de trabalho, que era mais falante, que era mais alto astral, ela começa a ficar um pouco mais apática e tende a se isolar”, comenta.

A psicóloga elenca fatores que podem indicar alterações na saúde mental:

  • mudança de perfil comportamental
  • evita falar com as pessoas ou aparecer na câmera 
  • isolamento social, mesmo por meios digitais
  • irritabilidade ou agressividade exacerbada, 
  • falta de motivação
  • baixa autoestima
  • dificuldade para lidar com feedbacks negativos
  • queda injustificada na produtividade

Um ponto importante a considerar é que essas alterações não sejam pontuais, o que pode acontecer por momentos com maior demanda de trabalho ou uma situação que provoque tristeza. Essas mudanças indicam um problema quando são permanentes e esses sinais devem ser observados por colegas de trabalho e pela chefia. 

Rede de apoio – Ao perceber essa mudança no padrão de conduta, a psicóloga orienta que colegas de trabalho, chefia e os profissionais dos Recursos Humanos das empresas devem estar preparados para dar apoio.

“Oferecer uma escuta sincera, uma escuta empática, ser um bom ouvinte, justamente para acolher o sofrimento dessa pessoa e se, for o caso, direcionar para profissionais para ajudá-la e oferecer um tratamento correto.”, orienta. 

Lidando com o luto coletivo

Com o grande número de vítimas da covid-19, muitas empresas precisaram lidar com o luto por um colega de trabalho. A psicóloga explica que a forma como cada pessoa vive essa perda é particular, definida pela competência emocional e as experiências de vida, mas o processo geralmente passa por cinco fases: a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação. 

Como, nesse caso, a dor e o processo de superação acontece para várias pessoas ao mesmo tempo, a psicóloga orienta, além de acolhimento, o diálogo. “Que o RH, os colegas realmente conversem sobre o assunto e que haja empatia pelas pessoas que estão passando por esse processo de superação de perdas”.  

O post Setembro Amarelo: como identificar sinais de transtornos mentais no ambiente de trabalho apareceu primeiro em AERP.

[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://aerp.org.br/geral/como-identificar-sinais-de-transtornos-mentais-no-trabalho/ , 2021-09-16 13:00:15 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Setembro Amarelo: como identificar sinais de transtornos mentais no ambiente de trabalho”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO