tudoradio.com | Anatel prevê que leilão do 5G deve ocorrer em novembro
[ad_1]
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado analisou ontem a implementação da tecnologia 5G no Brasil. O processo será a política pública analisada pela comissão neste ano. A decisão foi tomada na reunião do colegiado realizada nesta quinta-feira (16). Previsão da Anatel é de que o leilão do 5G ocorra em novembro.
Com o adiamento da decisão em torno do edital do 5G, a previsão do presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, é que o leilão seja realizado na primeira quinzena de novembro. Isso porque o conselheiro Moisés Queiroz Moreira pediu vista, o que adiou a votação para 30 de setembro.
O 5G deverá impulsionar todo consumo de serviços digitais, passando por aí o interesse do meio rádio, que já experimenta um crescimento de sua atuação on-line. As regras para o leilão foram avaliadas durante reunião extraordinária do Conselho Diretor da Anatel. Na reunião, foram discutidos ajustes no edital para a disponibilização do espectro de radiofrequências para a prestação dos serviços de telecomunicações pelas operadoras.
Segundo a Anatel, serão disponibilizadas as frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. O 5G é uma nova tecnologia que amplia a velocidade da conexão móvel e reduz a latência, permitindo novos serviços com conexão com segurança e estabilidade que abrem espaço para o uso de novos serviços em diversas áreas, como indústria, saúde e agricultura, e na produção e difusão de conteúdos.
A proposta de leilão tem valor previsto de R$ 44 bilhões e está estruturada com foco em investimentos e oferta da tecnologia a todos os municípios com mais de 600 pessoas, e não na arrecadação de recursos para o governo.
O 5G é fundamental para a chamada “economia 4.0”, revolução tecnológica que poderá acelerar novos hábitos de consumo de mídia em todo o planeta. O rádio, que já experimenta um avanço de seu alcance digital através de várias iniciativas on-line, impulsionadas pela maior oferta de conexão por parte de ouvintes e também de dispositivos disponíveis (como smartphones e smart speakers), é um grande interessado nesse processo.
Como empresas, o rádio também pode experimentar benefícios operacionais através do avanço da conectividade e novas formas de ganhos, como o crescimento do mercado programático através do áudio digital e o fortalecimento de iniciativas como o rádio híbrido, que combina os pontos fortes da operação via dial (FM/AM) com streaming (e outros dados oferecidos pelas estações).
Veja também:
> Anatel adia novamente o leilão do 5G. Cronograma pode ser empurrado para novembro
> Rádio e demais setores econômicos acompanham processo do edital do leilão do 5G
Tags:
Rádio, 5G, internet, digital, leilão Brasil, rede, conexão, dados, streaming
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/26100-anatel-preve-que-leilao-do-5g-deve-ocorrer-em-novembro , 2021-09-17 10:07:00 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “tudoradio.com | Anatel prevê que leilão do 5G deve ocorrer em novembro”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO