Estúdio Axis Audio aposta em áudio envolvente com monitores Neumann
[ad_1]
O engenheiro de masterização Mike Monseur e o engenheiro de mixagem Webster Tileston estabeleceram um total de 14 alto-falantes da série Neumann KH em uma configuração 7.1.4 para áudio envolvente. A espaçosa sala de mixagem e masterização do estúdio Axis Audio, localizado em Nashville (EUA), possui três monitores ativos de três vias Neumann KH 420, cada um em cima de um subwoofer KH 870, controlando os canais LCR (esquerdo, centro e direito) e LFE (efeitos de baixa frequência). Quatro alto-falantes ativos de três vias KH 310 em dois suportes fornecem as informações de som surround, enquanto quatro monitores KH 120 bi-amplificados montados em suportes de montagem Neumann lidam com os canais de altura. Todos os alto-falantes da série KH estão posicionados a 2,4 metros da posição de audição, exceto os alto-falantes suspensos, que estão ligeiramente separados.
O software Avid Pro Tools Ultimate executado em um computador Mac Pro de 16 núcleos e 3,2 GHz transforma o sistema em uma interface multicanal que também permite que se gerencie monitores e alterne entre diferentes configurações de alto-falantes. Um par de racks, um em cada lado da mesa, aloja vários processadores externos. A mesa e os racks foram fabricados sob encomenda de acordo com as especificações dos engenheiros da empresa JB Wood Design.
Em 2019, Monseur e Tileston não tinham certeza sobre o futuro do áudio envolvente. No entanto, depois de assistir a um vídeo na NAMM 2020 sobre processamento de mixagem binaural, Tileston começou a ver o potencial desse formato. Na época, ele tinha dois KH 120 em seu estúdio e comprou um segundo par para criar um sistema de som surround usando sua configuração estéreo atual. Posteriormente, ele adicionou alto-falantes de estante para canais aéreos, enquanto continuava a se aprofundar nas possibilidades de mixagem de áudio Dolby Atmos ao longo dos próximos meses. Tudo se encaixou quando Monseur trouxe seu próprio par de KH 420 ao estúdio Tileston para criar uma configuração apenas com os alto-falantes da série KH da Neumann.
Depois que Tileston e Monseur encontraram seu novo estúdio no início de 2020, eles configuraram um sistema 5.1 antes de mover outro equipamento ou tratar acusticamente as salas. Monseur usa os KH 420s desde 2015. “Enquanto procurava novos monitores de masterização, recebi cerca de 420 demos para testar e não os enviei de volta. Os médios do tweeter foram sem dúvida a maior influência na minha decisão de comprar um par de alto-falantes Neumann. Eles são enérgicos e têm uma excelente resposta transitória, mas permanecem atraentes e quentes. Eles oferecem um som distinto que é agradável de ouvir. Além disso, esses 420 palestrantes têm trabalhado todos os dias desde 2015 sem causar problemas”, declarou.
“O 420 sozinho desce para 26 Hz. Adicionando o 870, ele cai para 18 Hz. Com o 870, qualquer infra-som, como solavancos no pedestal do microfone que normalmente não iria capturar, ou o deslocamento de DC, praticamente desaparece. Os 870s funcionam em plena capacidade com o 420, transformando-os em caixas de quatro vias. Os 870 também estão a cargo do LFE e, para isso, possuem várias entradas”, acrescentou Monseur.
Monseur e Tileston construíram seu estúdio no último andar de uma casa, um grande espaço com teto alto e paredes inclinadas em vários ângulos. “Antes de colocar qualquer coisa lá, olhando para a forma e os ângulos, pensamos que poderia ser realmente problemático ou muito legal”, disse Tileston. “Mas uma vez lá dentro, percebemos que parecia bastante natural para o que era e permaneceu assim mesmo depois de aplicar todo o tratamento acústico”, completou.
Trabalhando no formato Dolby Atmos
Desde que abriu suas portas, o Axis Audio já criou mixagens no formato Dolby Atmos Music para duas das maiores gravadoras. Embora seja um dos poucos estúdios de Nashville capazes de mixagem e masterização envolventes, Monseur e Tileston oferecem todos os tipos de serviços adicionais, como mixagem e masterização estéreo, masterização de vinil, transferência de fita e edição e restauração de áudio.
“Existem muitas pessoas em nossa indústria que nunca ouviram uma mixagem no Dolby Atmos Music e não têm ideia de como soa. Para mim, Dolby Atmos é apenas mais um formato, não um formato que vai substituir algo. O estéreo não vai desaparecer assim e o Dolby Atmos não vai acabar com este negócio ou mudar a forma como fazemos música. Mas quando você ouve, especialmente através dos alto-falantes em uma sala, você pega”, concluiu Monseur.
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://panoramaaudiovisual.com.br/estudio-axis-audio-aposta-em-audio-envolvente-com-monitores-neumann/ , 2021-09-21 01:12:27 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Estúdio Axis Audio aposta em áudio envolvente com monitores Neumann”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO