Rádio na Veia aumenta a doação de sangue no Paraná

Rádio na Veia aumenta a doação de sangue no Paraná

[ad_1]

Uma onda de amor e solidariedade se espalha pelo Paraná, em celebração a Semana Estadual do Rádio. A campanha segue até o próximo sábado (25).

Por Fernanda Nardo


O engajamento das emissoras de rádio na campanha Rádio Na Veia – Cada Gota Faz a Diferença, desenvolvida pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), está ajudando a ampliar os números de doações de sangue em todo o Estado e a conscientizar a população sobre a importância da doação. A ação celebra a Semana Estadual do Rádio, de 20 a 25 de setembro.

De acordo com o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), houve queda de cerca de 40% nas doações, por conta da pandemia. Para ajudar a equilibrar os estoques, esclarecer e desmistificar questões ligadas à doação, a Aerp mobilizou as emissoras do Paraná, em uma data muito especial para o rádio paranaense. A campanha segue até o próximo sábado (25) e já demonstra uma boa adesão da população.

Segundo a chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemepar, Renata Pavese, já nos primeiros dias da campanha foi possível perceber um aumento de pelo menos 6% nas bolsas de sangue coletadas em todo o Estado. Além disso, o Hemepar registrou uma alta no número de candidatos à doação e também de agendamentos. “A campanha ainda não acabou e já tivemos um sensível aumento nas doações. Solicitamos a todos que compareçam para doar sangue e fazer a diferença”, afirmou. 

O resultado parcial da campanha foi devido à ação multiplataforma, que integrou  ampliando e compartilhando a divulgação das ações do movimento, com repercussão, inclusive, pelas plataformas de redes sociais. A Aerp recebeu inúmeras mensagens e fotos de pessoas doando sangue, o que demonstra a importância com que a campanha está sendo abordada pelas emissoras participantes. Uma união para levar mais humanidade, amor e solidariedade a quem precisa. 

A campanha também teve o apoio do Governo do Paraná e da RF Mídia, que criou e produziu os spots, além de parceiros que ajudaram a idealizar esse projeto. 

Papel Social do Rádio 

Para o professor e pesquisador Luiz Artur Ferraretto, rádio é antes de tudo proximidade. Afinal, se de um lado temos a tecnologia que permite que o rádio se torne um companheiro das pessoas, de outro, temos o valor social do rádio.

“Essa proximidade garante o impacto no momento em que o comunicador irá explicar, por exemplo, a importância da doação de sangue, que ainda precisa ser desmistificada. Neste sentido, é muito importante que as emissoras estejam sempre engajadas em iniciativas de valor social, afinal, o rádio é um meio próximo da comunidade e ele precisa ajudar a resolver os problemas dessa comunidade”, destacou.

Entendendo seu papel social, grande parte das emissoras associadas da Aerp abraçou a campanha Rádio na Veia, e ajudou de forma solidária a levar essa mensagem à população paranaense. 

“A Aerp mostra que está com os olhos abertos às demandas da sociedade, complementando o papel que é do rádio, que vai além  de ser a grande companhia das pessoas. O rádio precisa ser o canal das necessidades e das demandas da população. Excelente a campanha, e os resultados, pelo menos aqui em Cianorte, estão bem acima da expectativa”, afirmou o diretor da Rádio CIA FM, em Cianorte, Walber Guimarães Junior.

Segundo a diretora administrativa da Rádio Colmeia FM, de Cascavel, Taynah Francyni Tiem Miranda, a ação está mobilizando a população da região e os funcionários da emissora. “A rádio tem o poder de chegar longe, como nos sítios e em locais mais afastados, com isso, por meio da campanha estamos mobilizando um público diferente em prol da doação. Ficamos felizes em ser uma ferramenta de divulgação de coisas boas. Nada melhor do que comemorar o dia do rádio com uma ação solidária”.

Para a proprietária das Radios Najuá, em Irati, Jussara Harmuch, a Aerp escolheu o momento certo para ajudar a aumentar os estoques dos bancos de sangue do Estado. “Abrangeu todo o Estado e utilizou a interação rádio e digital, aderimos a campanha porque entendemos que o rádio faz parte de tudo o que se passa na sociedade”, afirmou. 

Semana Estadual do Rádio

A Semana Estadual do Rádio foi estabelecida pela Lei 20.316, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 10 de setembro de 2020. A semana prevê atividades que esclareçam sobre a importância do veículo na divulgação de conteúdos culturais, históricos, educacionais e de entretenimento. O Projeto de Lei, de autoria do Deputado Estadual, Luiz Carlos Martins, teve o apoio do ex-presidente da Aerp, Michel Micheleto, e já previa ações realizadas pelas associações representativas da área de comunicação.

O post Rádio na Veia aumenta a doação de sangue no Paraná apareceu primeiro em AERP.

[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://aerp.org.br/geral/radio-na-veia-une-emissoras-e-populacao-em-prol-da-doacao-de-sangue/ , 2021-09-23 16:18:36 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Rádio na Veia aumenta a doação de sangue no Paraná”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *