Até já Comandante Djalma – SET PORTAL
[ad_1]
Até já Comandante Djalma
A Sociedade Brasileira de Engenharia da Televisão (SET) lamenta a perda do engenheiro eletrônico, especializado em Radiodifusão, Comandante Djalma Silveira Ferreira, ocorrida nesta quarta-feira, 06 de outubro de 2021, no Rio de Janeiro (RJ).
Ferreira foi durante quase 30 anos Diretor Técnico do Sistema Globo de Rádio e por 5 décadas membro do Conselho Técnico da ABERT. Na SET foi parte da diretoria por vários anos contribuindo ativamente na parte de rádio onde participou de diversos encontros e congressos. Acompanhou os processos de evolução do rádio contribuindo ativamente na Revista da SET em algumas ocasiões, e em encontros e congressos do setor.
Tereza Mondino, membro da SET, lembra que Djalma Ferreira desenvolveu, junto aos engenheiros Schermann e Damiani, o primeiro plano básico de Onda Média, e a sua norma técnica no então Ministério das Comunicações.
Em 2006, participou do Seminário SET/AESP que lançou Aliança Brasileira para o Rádio Digital. O encontrou “abordou três grandes temas: a experiência brasileira, cenários técnicos, político e empresarial e perspectivas de negócios. Muitas pessoas pensavam que o rádio não iria sobreviver às novas mídias, porém tem-se revelado um ótimo veículo de comunicação e publicidade, que atualmente gera muitos investimentos. Anos atrás, a televisão tinha uma performance impressionante, porque havia muito mais pessoas nas residências do que hoje em dia. Atualmente, as pessoas passam mais tempo fora de casa e por mais inacreditável que pareça, o único meio que leva enorme vantagem em relação a esse fator, é o rádio, que pode ser consumido a qualquer momento e local”.
Em artigo publicado, em 2011, pela Revista da SET sobre “Ruído e interferência: Flagelos para o rádio“, escrito por Ronald Barbosa, o autor disse que “É uma preparação ao terreno para uma nova era que chega ao setor da radiodifusão e como diz, o sábio Comandante Djalma Silveira Ferreira, “interferência é problema da recepção e não da transmissão. Cuidemos, pois dos nossos receptores”.
O último artigo na SET é de 2016, onde Ferreira se debruçou sobre “Experiências realizadas com o sistema IBOC prometem acelerar a escolha de um padrão de transmissão digital para rádio”. Nele se referia a escolha do padrão de transmissão digital para o rádio é feita em outros países e afirmava que para o Brasil, “a SET seria indispensável para analisar as questões técnicas. Seria conveniente, também, a presença de um órgão não-governamental representando os usuários da radiodifusão (ouvintes e anunciantes) e, muito importante, das rádios comunitárias legais. A ausência destas últimas poderia dar uma feição de arbitrariedade às eventuais conclusões. Por outro lado, a participação delas em estudo, cujo resultado, mais cedo ou mais tarde, vai também afetá-las, traria um aspecto de isenção de propósitos à solução a ser apresentada”.
Outras entidades como a ABERT (clique aqui) e a AERJ (Clique aqui), também, prestaram homenagem.
Participação na SET:
1998 – 2000
Divulgação
Diretor: José Antônio de Souza Garcia
Vice-Diretor: José Roberto Sanseverino
Conselho:
Djalma Silveira Ferreira
2000 – 2002
Rádio
Diretor: Ronald Siqueira Barbosa
Vice-Diretor: Djalma Silveira Ferreira
2002 – 2004
Rádio
Diretor: Ronald Siqueira Barbosa
Vice-Diretor: Djalma Silveira Ferreira
2004 – 2006
Rádio
Diretor: Ronald Siqueira Barbosa
Vice-Diretor: Djalma Silveira Ferreira
2006 – 2008
Rádio
Diretor: Ronald Siqueira Barbosa
Vice-Diretor: Djalma Silveira Ferreira
2008 – 2010
Conselho Fiscal: Djalma Silveira Ferreira
Neste momento de luto, a SET se solidariza com os familiares, amigos e colegas do Comandante Djalma.
Carlos Fini
Presidente da SET
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/ate-ja-comandante-djalma/ , 2021-10-08 16:22:03 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Até já Comandante Djalma – SET PORTAL”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO