tudoradio.com | Virada do mês tem mudanças no dial FM em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso

tudoradio.com | Virada do mês tem mudanças no dial FM em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso



Como de costume, a ida de um mês para o outro tem sido movimentada no rádio brasileiro quando o assunto é novidades no dial. E a transição de maio para junho não foi diferente. Estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso apresentaram alguma mudança na configuração de seus dials em FM. O interior paulista contou com duas novidades em áreas populosas do estado, como a presença da tradicional Rádio Hertz AM de Franca no dial FM, entre outras alterações. Acompanhe os detalhes:

Em Franca, cidade que está muito próxima da marca de 400 mil habitantes residentes no município, a tradicional Rádio Hertz AM 970 teve sua transmissão em FM percebida por ouvintes. A atual Rádio Hertz Serviço foi sintonizada em 101.7 FM, canal que está em transmissão experimental, mas que já foi possível perceber a capacidade de cobertura regional que a nova FM terá. O tudoradio.com recebeu relatos de escutas da rádio num raio de 80km de Franca, situação possível devido à topografia favorável do município paulista. A Rádio Hertz Serviço FM 101.7 é de classe B1 de operação.

No litoral norte paulista também há a veiculação de chamadas de expectativa da 012 News através da até então Band Vale FM 98.5 de São Sebastião (que permaneceu no ar até o dia 31). A previsão de estreia da nova programação é para o próximo dia 15.

E antes, no dia 30, a marca tradicional Tropical FM de Araras deixou em definitivo a sintonia 104.1 FM. A estação passou a adotar o nome fantasia Conecta FM 104.1, operando no formato adulto-contemporâneo. Vale recordar que a emissora já estava em transição desde fevereiro, sendo chamada de “Conecta FM Tropical“. Em dezembro a 104.1 FM foi adquirida pela São Leopoldo Mandic.

Uma mudança que era aguardada para esta quarta-feira (1º), mas que foi adiada, é a troca de sintonias entre duas migrantes AM-FM que já estavam ativas em FM. A Play FM 90.1 de Birigui (SP) vai para 88.7 FM, canal hoje ocupado pela Clube de Saudade FM. Em relação à cobertura de sinal da Play FM na região de Araçatuba (SP), a troca não resultará numa restrição de sua abrangência anterior, já que as duas concessões possuem características técnicas muito semelhantes, ambas sendo B1 da classe de operação.

Bahia

A reta final de maio reservou duas novidades para os ouvintes de rádio residentes entre o Centro-Sul e o litoral sul baiano. Em Vitória da Conquista, cidade que está entre os centros mais populosos da Bahia, foi percebida a operação da Nossa Rádio FM 101.9, emissora de formato religioso/gospel que é originada da faixa AM, em 760 KHz. A emissora evangélica é ligada à Rede Nossa Rádio, cuja matriz fica na capital paulista.

Já na região de Eunápolis ocorreu o fim da curta passagem da Jovem Pan FM 90.3, estação que transmite a partir de Itabela. Segundo relatos de ouvintes da região, um projeto chamado de Nossa FM 90.3 passou a ser captado na sintonia nesta terça-feira (31), retornando o canal ao perfil popular/hits. Com a mudança, a Jovem Pan FM ficou apenas seis meses no ar, ou seja, teve o seu projeto interrompido antes do que é de praxe nesses processos de afiliações.

E para os próximos dias é aguardada a estreia da CBN AM 1140 de Salvador, emissora que vai substituir a antiga Rádio Cultura e tem sua inauguração oficial prevista para o próximo dia 6.

Pernambuco

Garanhuns, que é um dos municípios mais populosos do interior pernambucano, passou a contar com a sua primeira migrante AM-FM. Trata-se da Rede Aleluia FM 90.3, emissora de formato religioso/evangélico que é originada em AM 550. Chama a atenção o porte técnico da nova FM, superior ao de outras duas FMs tradicionais da cidade: a migrante AM-FM é de classe A1 em operação. A novidade foi percebida por ouvintes nesta terça-feira (31).

Minas Gerais

A região de Lavras, localizada entre Barbacena e Varginha, também teve uma novidade importante nesta reta final de maio. Foi percebida na segunda-feira (30) a entrada da Rádio Cultura FM 96.5, emissora popular que passou a contar com um considerável alcance de sinal na porção sul do interior mineiro. A emissora é originada em 770 AM e no FM é de classe A2 de operação.

Mato Grosso

Ocorreu ontem (1º) o início da expectativa da segunda afiliada da Rede Clube FM Brasil no estado de Mato Grosso. Trata-se da futura Clube FM 97.3 de Sapezal, emissora que tem sua estreia prevista para o próximo dia 13. Quem operava neste canal do interior matogrossense era a Mega 97 FM, marca que conta com uma rede estadual e aos poucos tem cedido espaços para outros projetos.

Ceará

A Grande Fortaleza teve o retorno de uma emissora que já chegou a ser captada nos arredores da capital cearense. Trata-se da Rádio Shalom FM 91.7 de Pacajus (CE) que, segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o tudoradio.com, informaram a retomada das transmissões da FM de formato religioso/evangélico.

Confira estas e outras mudanças nos dials brasileiros através do Mapa da Atualização do tudoradio.com

Veja aqui a atual configuração das emissoras em FM e AM, além de ouvi-las via internet

Saiba também o que aconteceu no rádio brasileiro em maio. Siga aqui o Mapa do mês passado.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags:
Rádio, mudanças, dial, programação, redes, frequência




Fonte de pesquisa, disponível em:  https://tudoradio.com/noticias/ver/27465-virada-do-mes-tem-mudancas-no-dial-fm-em-sao-paulo-bahia-pernambuco-minas-gerais-ceara-e-mato-grosso , 2022-06-02 04:31:00 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “tudoradio.com | Virada do mês tem mudanças no dial FM em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.  

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *