tudoradio.com | Gazeta do Povo lança projeto que oferece podcasts gratuitos para emissoras de rádio
A Gazeta do Povo, tradicional jornal paranaense e que conta com um portal na internet, lançou um novo projeto que visa oferecer conteúdo jornalístico para as emissoras de rádio. Os materiais são disponibilizados gratuitamente e são constituídos por três podcasts, sendo dois dedicados a informações de momento e um voltado a abordar o mercado gastronômico. Recém lançado, os podcasts já são executados por diversas emissoras de rádio, presentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.
Considerado um importante veículo paranaense e tendo sido selecionado entre os 25 pelo programa Acelerando a Transformação Digital, promovido em parceria pela International Center for Journalists (ICFJ), META (Facebook) e Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Gazeta do Povo acaba de lançar um projeto inovador. Trata-se da produção de três podcasts (versão áudio) e que são disponibilizados gratuitamente para as emissoras de rádio. Os materiais são produzidos a partir de conteúdo jornalístico gerado pelo portal Gazeta do Povo e podem ser veiculados no horário escolhido pela estação.
“Nossa proposta é colaborar com a transformação digital não apenas da Gazeta, mas também das rádios, especialmente no interior do país. Assim, o público que ainda não está habituado a podcasts pode ter uma ideia do funcionamento dos programas”, afirma Guido Orgis, coordenador de Campanhas e Assinaturas da Gazeta do Povo.
“Por outro lado, a rádio ganha um conteúdo de qualidade, com cobertura de temas nacionais, e também ajuda no cumprimento da meta de cumprimento legal da meta de 5% exibição de conteúdo noticioso, que precisa ser apresentado pelas emissoras”, completa o coordenador.
Ao todo são três podcasts, sendo o “Bom Dia Gazeta do Povo”, “15 Minutos” e o “Mercado Gastronômico”. No primeiro, a audiência tem a oportunidade de acompanhar, através de um boletim diário, as informações mais importantes relacionadas ao Brasil e ao mundo. Por sua vez, o “15 Minutos” oferece uma discussão de assuntos importantes do noticiário, sempre com entrevistas e a análise de especialistas convidados e jornalistas da equipe da Gazeta do Povo. Já o “Mercado Gastronômico” é um podcast semanal que traz notícias e dicas relacionadas ao setor da gastronomia e que conta sempre com um convidado.
Emissoras de rádio de quatro estados já veiculam os materiais
Recém lançado pela Gazeta do Povo, os podcasts já vem sendo veiculado por diversas emissoras de rádio, presentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Atualmente, algumas das emissoras que propagam os materiais são a Rádio Hora FM 92.3 de Campo Grande (MS), Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba, Mundo Livre FM 102.5 de Maringá, entre outras. Outras estações que também estão nesta lista são as controladas pelo Grupo Mussicom, como a Hot 98 FM Unimes 98.1 de Santos e a RTL FM 91.7 de São Vicente.
Além de oferecer conteúdo às estações, a veiculação dos conteúdos em Campo Grande (MS), por exemplo, tem proporcionado ao portal Gazeta do Povo um crescimento no número de acessos oriundos daquela região. Segundo informações do portal, na primeira semana de divulgação o número de usuários que acessaram o site da Gazeta do Povo em Campo Grande saltou de 27 mil para 32 mil, comparando a semana anterior à veiculação do podcast Bom Dia Gazeta do Povo.
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Rádio, Gazeta do Povo, podcasts, plataforma digital, conteúdo
Fonte de pesquisa, disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/27598-gazeta-do-povo-lanca-projeto-que-oferece-podcasts-gratuitos-para-emissoras-de-radio , 2022-06-28 06:06:00 ou clique aqui, para ler na íntegra.
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