Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro
[ad_1]
Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro
Prazo não se aplica a outorgas de TV ou Retransmissão de Televisão em tecnologia analógica.
Radiodifusores de todo o País devem regularizar o licenciamento de suas estações até 31 de dezembro deste ano. O prazo, que inicialmente terminava no último dia do ano passado, foi estendido pelo Ministério das Comunicações (MCom) para que as entidades tivessem uma nova oportunidade de regularizar a situação e não corressem o risco de ter a outorga extinta.
Para solicitar o licenciamento, o profissional habilitado deve acessar o sistema Mosaico, da Agência Nacional de Telecomunicações. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, alertou que as entidades estarão sujeitas à extinção da outorga caso não apresentem a solicitação de licenciamento das suas estações até a data limite.
“Essa regularização é de extrema importância para que radiodifusores de Norte a Sul do Brasil possam continuar exercendo seu papel de informar, entreter e ajudar a levar a cidadania a todo canto, desde as grandes metrópoles até às menores cidades no interior do país”, advertiu.
O MCom está instaurando processos de apuração contra entidades que não regularizaram sua situação no prazo anterior – 31 de dezembro de 2022. Isso, no entanto, não é impeditivo para dar andamento ao processo de licenciamento para regularizar a operação.
O prazo de regularização não se aplica às entidades que possuem outorga para a execução do serviço de radiodifusão de sons e imagens (televisão) ou de Retransmissão de Televisão em tecnologia analógica. Essas empresas ainda podem solicitar o licenciamento da estação na tecnologia digital.
Posicionamentos das entidades do setor
Para o presidente da SET, Carlos Fini, a ação é fundamental e deve ser atendida. “Durante anos temos nos posicionado exigindo agilidade e transparência nos processos públicos envolvendo as estações. Temos que responder a essa regularização dentro do prazo. A omissão levará a infrações, mais processos que não agregam valor, além de impedir a tão demandada agilidade nos processos dessas entidades”.
Pela sua parte, o diretor-geral da Abratel, Samir Nobre, alerta que é preciso regularizar a sua situação para não correr o risco de ser instaurado processo de apuração de infração contra a emissora. Segundo ele, “a regularização irá garantir maior agilidade e segurança às emissoras, refletindo em um melhor serviço prestado para toda a população”, completou Nobre.
Por Fernando Moura, em São Paulo com MCom
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/licenciamento-de-estacoes-deve-ser-regularizado-ate-31-de-dezembro/ , 2023-10-08 13:19:27 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Licenciamento de estações deve ser regularizado até 31 de dezembro”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO