Inteligência Artificial Semântica, como ela pode revolucionar a maneira em que buscamos e gerenciamos assets e mídia
[ad_1]
Inteligência Artificial Semântica, como ela pode revolucionar a maneira em que buscamos e gerenciamos assets e mídia
Este pequeno artigo irá trazer conceito, significado e contexto para nosso tema, a I.A. semântica (Semantic A.I.).
Semântica é definida como o estudo do significado, do significado de um conjunto de conceitos e a relação que os unem. Com esta definição podemos perceber que inteligência artificial semântica é diferente da inteligência artificial heurística, que se baseia em machine learning, a qual estamos mais habituados. Sistemas tradicionais estão limitados a camada de dados (Data layer) da pirâmide de conhecimento. O desafio da tecnologia semântica é ir além, alcançando as camadas de informação (Information) e conhecimento (Knowledge), de forma a armazenar, processar e compartilhar conhecimento confiável e contextualizado para toda o ecossistema de negócios: jornalistas, editores, arquivistas, produtores, detentores de direitos, etc.
O modelo semântico é baseado em ontologia, knowledge graphs, regras de negócios (business rules), entre outras variáveis.
Ontologia é a representação formal do conhecimento para seu armazenamento, processamento e compartilhamento. Uma ontologia é utilizada para realizar inferência sobre objetos do domínio, ou seja, toda a estrutura de conhecimento criada sobre alguma coisa.
Knowledge Graphs (KG) é o método para identificar e conectar os dados semanticamente. Para isso, usamos os triples, basicamente compostos por sujeito + predicado + objeto, como, por exemplo BOB é uma pessoa.
Exemplo de knowledge Graphs (KG)
Um exemplo, seria fazer uma busca e receber resultados que tenham significado e contexto, e não somente baseado em um metadado cadastrado de forma manual. Procurar por uma palavra ou sentença que nunca foi cadastrada e poder receber recomendações para conteúdos relacionados.
Desta forma, a inteligência artificial semântica maximiza o poder dos dados e garante o acesso rápido e otimizado a mídia por todos os evolvidos no business.
O uso de inteligência artificial semântica não anula a inteligência artificial tradicional. Pelo contrário, as duas combinadas tornam as possibilidades infinitas.
Espero que este artigo tenha despertado curiosidade para o aprofundamento no tema.
Felipe Domingues
Pre-Sales Manager | CIS Group
Fontes de pesquisa:
https://www.perfect-memory.com/
https://www.avid.com/resource-center
https://medium.com/@emreeyukseel/a-brief-summary-of-knowledge-graphs-5b9d854235e5
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/eventos/branded-content/inteligencia-artificial-semantica-como-ela-pode-revolucionar-a-maneira-em-que-buscamos-e-gerenciamos-assets-e-midia/ , 2023-11-24 09:15:13 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Inteligência Artificial Semântica, como ela pode revolucionar a maneira em que buscamos e gerenciamos assets e mídia”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO