SET NORTE: Streaming e modelos de monetização

SET NORTE: Streaming e modelos de monetização

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SET NORTE: Streaming e modelos de monetização

O painel “Streaming e modelos de monetização”, moderado por Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, teve como palestrantes Amaury Pereira da Silva Filho, VP Sales LATAM da TV Coins, e Aline Menezes, Executiva Comercial da Regional Norte da  Kantar IBOPE Media.

Amaury Pereira da Silva Filho disse em Manaus que o consumo de vídeo passa por um momento importante e que “68% de todo o investimento publicitário feito em 2022 foi em formatos de vídeo” porque as “marcas líderes apostam no vídeo”.

Amaury explicou as diferenças entre FAST, AVOD, SVOD e TVOD. Ele disse que os dois primeiros são conteúdo gratuitos monetizados com publicidade, e o terceiro e quatro, conteúdo pago por assinatura e/ou transacional (pay-per-view). “Todos os formatos não diferem muito do que vimos décadas atrás. Não tem nada de novo, são apenas nomes diferentes para algo que hoje está sendo usado em uma maneira de distribuir que é o digital”.

O executivo da TV Coins disse que estamos em uma transição, e que nela se destaca o “FAST quase como uma nova febre, mas por quê? Porque houve uma proliferação de plataformas (Pluto TV, Samsung TV+, LG Channels, Roku Channel, Freevee (Amazon), Tubi, Vix etc.) nas quais o que se questiona é o tempo de busca de conteúdo em plataformas SVOD, que é de aproximadamente 20 minutos. “Todos somos consumidores de conteúdo e o que importa é que o vídeo ainda é a preferência da grande maioria da população”.

Em termos de desafios para este novo cenário, Amaury disse que as principais plataformas FAST levaram entre 5 e 12 anos para gerarem lucro, e que “algumas ainda estão perdendo”. Ele definiu como os principais obstáculos para ter lucro o custo de plataforma e da Infraestrutura (CDN), a imprevisibilidade de custos e receitas e a concorrência. Segundo ele, “as plataformas agregadoras de FAST não são a única (nem a melhor) opção, já que, apesar do enorme crescimento, o alcance ainda é limitado. O usuário é da plataforma e não do dono do conteúdo. Elas têm um Revenue Share ou Inventory Share típico de 50% para o agregador, e a superlotação de canais, a maioria com pouca relevância em nossa realidade”.

Para isso, há que pensar em oportunidades, e elas passam entre outras pela presença distribuída na WEB (Curto prazo) com retorno imediato, já que aproveita os usuários web existentes sem custo de contratação, e a médio prazo o desenvolvimento de Apps Mobile e CTV, estes com CPMs em “um valor muito alto no Brasil e com maior previsão de crescimento do mundo”. Dito isto, ele apresentou a Plataforma Streaming Direto ao consumidor, “uma plataforma na qual o parceiro entra com o conteúdo e a TV Coins entra com tecnologia e monetização”, seja linear ou VOD como uma White Label, com serviço gerenciado, monetização por publicidade e desenvolvimento rápido e accessível.

Aline Menezes daKantar IBOPE Media disse em Manaus que o protagonismo do play e o alcance impulsionado cada vez são mais relevantes, e por isso, quando se define o tempo dedicado ao consumo domiciliar de vídeo por tipo de transmissão, se percebe que 79% ainda corresponde à TV linear. Nesse contexto, disse Aline, “pelo menos 19,6% do alcance do vídeo num dia típico é sobreposto entre TV linear e Vídeo Online, ou seja, 19,6% da audiência assiste à TV e ao VOD”.

Ela reforço que “além de ser multiformato, o vídeo também é multidevice, podendo ser assistido em diversas telas e aparelhos”, e que no Brasil, 59% do consumo de vídeo acontece através de TV/CTVs em um dia típico, com uma sobreposição de 15% com smartphones.

Segundo a executiva, em 2022, 196.403.922de pessoas assistiram às emissoras de televisão linear no Brasil, e que “a TV linear alcança em um único dia 50% da população brasileira, chegando a 91% em um mês”, sendo que “o vídeo online é prático e acessível, e alcança cerca de 1/3 da população brasileira em um único dia, quase dobrando esse valor num período mensal”.

Aline afirmou que existe um padrão de consumo de vídeo diferente ao longo da semana. “Enquanto a TV linear tem uma média de audiência maior no meio da semana, o destaque para Vídeo Online é aos finais de semana”.

O painel contou ainda com a participação de Renata de Paula Marques, Gerente Comercial Norte e Nordeste da Kantar Ibope Media, que respondeu perguntas do público de forma virtual.

O SET Norte se realiza no Quality Hotel Manaus, na capital amazonense e tem como objetivo As últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates abordarão tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

O evento tem patrocínio Ouro da Canon, Embratel, Sony e SpeedCast; Patrocínio prata da Convergint Seal; e Bronze da SES. Ainda conta com apoio da TV Coins e SM Facilities.

 

Por Fernando Moura e Tito Liberato

 



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Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/set-norte-streaming-e-modelos-de-monetizacao/ , 2023-11-24 17:23:42 ou clique aqui, para ler na íntegra.
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