Brainstorm participa do EMERALD, um projeto financiado pela Comissão Europeia
[ad_1]
14
A Brainstorm está participando do Projeto Europeu EMERALD, “Automação de Processos e IA para Entretenimento e Mídias Sustentáveis”, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizonte Europa. O consórcio interdisciplinar de sete parceiros inclui, além da Brainstorm, empresas líderes nos setores de cinema, transmissão, streaming e tecnologia de entretenimento ao vivo (BBC, Disguise Systems, Filmlight e MOG Technologies), apoiado por duas importantes universidades europeias (Universidade Pompeu Fabra e Trinity College Dublin).
Francisco Ibáñez, Diretor de Projetos de P&D na Brainstorm, destaca que “EMERALD busca ser pioneiro em ferramentas inovadoras para os setores de entretenimento digital e mídia, aproveitando o potencial das tecnologias de inteligência artificial, aprendizado de máquina e Big Data. O objetivo geral é revolucionar o processamento, melhorar a eficiência de produção, minimizar o consumo de energia e elevar a qualidade do conteúdo por meio de inovações de ponta.”
“Atualmente, há um aumento massivo no volume de conteúdo baseado em vídeo e realidade estendida, com uma demanda insustentável por recursos humanos treinados, processamento de dados e energia. Este projeto visa abordar esse desafio desenvolvendo a automação de processos para a criação de mídias sustentáveis,” acrescenta.
O EMERALD visa aplicar o aprendizado de máquina para automatizar algumas das tarefas mais intensivas em mão de obra na produção de conteúdo de vídeo, o que tem consideráveis implicações tanto em termos de tempo quanto de uso de energia.
Javier Montesa, Coordenador Técnico de P&D na Brainstorm, afirma que a Brainstorm, em colaboração com a Universidade Pompeu Fabra (UPF), desenvolverá métodos e ferramentas baseados em aprendizado profundo para o matting de vídeo. “O principal objetivo é produzir resultados de alta qualidade para a integração automática em tempo real de apresentadores ou artistas remotos em cenas e sets virtuais para transmissão e streaming, utilizando aprendizado profundo sem a necessidade de um ‘trimap’. Com a melhoria da IA do InfinitySet da BRA, levaremos a qualidade dos métodos de tela verde para configurações mais simples,” assegura.
Montesa explica que a Brainstorm planeja integrar o InfinitySet aos sistemas de aprendizado profundo da UPF para a estimativa de pose da cabeça e do corpo, permitindo que o operador acione conteúdo que será exibido automaticamente em diferentes partes da cena, telas virtuais, marcadores de posição de gráficos 3D ou simplesmente na frente do apresentador enquanto se move. Ibáñez acrescenta que “serão exploradas novas formas de aprimorar a inserção do apresentador, alterar sua silhueta e calcular sua sombra com mais precisão e realismo.”
Além disso, a Brainstorm participará da criação de ferramentas projetadas para o equilíbrio automático de cores e a correspondência de cenas. Manipulações de cor são necessárias na pós-produção, em produções virtuais e em estúdios virtuais de transmissão.
Javier Montesa afirma que automatizar a graduação de cor do apresentador para combinar com a cena virtual será especialmente valioso para os estúdios virtuais de transmissão que não têm coloristas. “A integração dessa correção automática de cor no InfinitySet simplificará o uso da ferramenta e aprimorará a integração apresentador-cena quando as condições de iluminação não forem controladas ou quando as condições de iluminação da cena virtual estiverem destinadas a variar durante um programa.”
Site relacionado: https://www.brainstorm3d.com/
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://panoramaaudiovisual.com.br/brainstorm-participa-do-emerald-um-projeto-financiado-pela-comissao-europeia/ , 2023-11-29 01:16:49 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Brainstorm participa do EMERALD, um projeto financiado pela Comissão Europeia”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.