Série documental vencedora do Emmy Bem-vindos ao Wrexham filmada com URSA Mini Pro 12K
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Em “Bem-vindos ao Wrexham”, os atores Rob McElhenney e Ryan Reynolds assumem a gestão do Wrexham AFC, o terceiro clube de futebol profissional mais antigo do mundo. A aclamada série documental acompanha a jornada deles de Hollywood para o País de Gales, capturando suas experiências no comando do clube de futebol e a conexão do time com a cidade.
A série, elogiada por sua narrativa, conquistou cinco Emmys de Artes Criativas este ano, nas categorias de melhor programa de realidade não estruturada, fotografia, edição de imagem, direção e mixagem de som. Acompanhando a busca do Wrexham pela ascensão, a segunda temporada acompanha a liga de 2022/23 por meio de entrevistas com os principais membros da equipe, revelando o processo de produção e as tecnologias usadas para moldar essa envolvente história.
Atuando em toda a série, o assistente de câmera (AC) Gareth Roberts destaca uma evolução tanto dentro quanto fora de campo. “A segunda temporada não foi apenas sobre continuar a revitalização do clube; também é uma progressão na narrativa visual”, explica Roberts.
“As discussões sobre aprimorar a estética da série começaram com o diretor de fotografia Craig Robert Hastings, os showrunners Bryan Rowland e Josh Drisko, e o produtor Patrick McGarvey antes das filmagens da segunda temporada. Procuramos adotar uma abordagem visual mais autêntica, nos afastando do estilo excessivamente iluminado da primeira temporada.”
O objetivo era dar à série uma aparência mais cinematográfica, ampliando o drama da jornada de um pequeno clube de futebol para alcançar a EFL. “Embora tivéssemos várias câmeras disponíveis para a cobertura dos jogos, a maioria de nossas filmagens exigia o uso de uma única câmera portátil”, explica o diretor de fotografia Craig Robert Hastings. “Precisávamos de algo compacto e leve, com boa sensibilidade sob pouca luz e opções de velocidade variável.”
Ambas as temporadas foram captadas em 4K utilizando Blackmagic RAW, com a produção optando por filmar a série com câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K e proporção de tela 17:9. A câmera principal em dias de jogo usava uma lente zoom Angenieux 30-90mm PL e era geralmente operada no ombro ou em uma posição inferior. O operador contava com cartões Angelbird C-Fast 2 de 512 GB, que normalmente permitiam cerca de 105 minutos de gravação em 4K a 23.98 fps. “A combinação das câmeras e das lentes Zeiss Super Speed é crucial, especialmente ao filmar em condições de pouca luz ou trabalhar com iluminação prática. Essa escolha nos permitiu ir além do estilo típico de vérité e injetar mais intimidade nas cenas”, relata Hastings.
Um dos desafios enfrentados na primeira temporada foi uma cintilação causada pelos refletores do estádio operando em uma frequência incomum. “Na segunda temporada, filmamos com um ângulo base do obturador de 172,8 graus para evitar isso”, explica Roberts.
A abordagem de iluminação na segunda temporada visava criar configurações mais realistas e naturais, seja compondo a luz do zero ou aprimorando a luz natural existente. “Utilizamos um kit de iluminação básico composto por LEDs para alcançar esse objetivo, e ao longo da temporada, diferentes diretores de fotografia deram seus toques pessoais à estética de iluminação da série”, comenta Roberts.
“As URSAs 12K nos permitem alternar facilmente entre taxas de quadro mais altas e incluir a captura de áudio nessas altas taxas, algo que muitas outras câmeras não oferecem. A capacidade de gravar em RAW 4K a 100 fps também foi um grande ponto positivo para nós, pois aprimora o drama do dia do jogo. No entanto, o fluxo de trabalho Blackmagic RAW foi o maior trunfo, pois proporcionou à nossa equipe de pós-produção mais controle durante a edição e a gradação”, diz Bryan Rowland, da Maximum Effort, que desempenha várias funções na série como diretor, editor e showrunner.
Nos dias de jogo, a equipe de produção se divide em duas. A primeira equipe filma o ambiente, a expectativa pré-jogo, a chegada da equipe e a energia ao redor do estádio. “Se um episódio seguir a história de uma pessoa, estamos lá desde cedo e documentamos a jornada às vésperas e durante o dia do jogo”, observa Rowland. Uma segunda equipe se concentra na ação do jogo, captando as emoções dos jogadores e da torcida.
A equipe de produção também usa uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para cobrir os vestiários e histórias ou entrevistas individuais.
Um dia típico de filmagem na primeira temporada resultaria em 3 TB de dados, com alguns jogos atingindo entre 12 e 15 TB, segundo Rowland. “Reduzir o número de câmeras usadas e aumentar a compactação Blackmagic RAW de 8:1 para 12:1 para obter tamanhos de arquivo mais gerenciáveis também ajudou”, observa. “Um dia de jogo típico agora não ultrapassa 6 TB, e os dias de filmagem cerca de 2 TB.”
O DIT Marcin Orlowski é responsável por organizar todos os copiões, criando cópias de segurança em dois dispositivos de armazenamento separados de 80 TB no Reino Unido. As equipes de pós-produção de “Bem-vindos ao Wrexham” no Reino Unido e nos Estados Unidos podem, então, acessar e baixar os arquivos por meio de conexões de internet dedicadas, com proxies criados usando o Blackmagic Proxy Generator.
Todos os aspectos da finalização de imagens 4K, incluindo a gradação 4K e a edição online, são entregues pela Cricket Lane Post Production, de Santa Monica, utilizando o DaVinci Resolve Studio.
“Na segunda temporada, não fizemos mudanças significativas em nosso processo de pós-produção e usamos o DaVinci Resolve para ingestão e finalização. Otimizamos a gravação e o gerenciamento de dados, o que nos permitiu focar mais na narrativa na pós, especialmente porque já tínhamos estabelecido os personagens na primeira temporada.”
A equipe de “Bem-vindos ao Wrexham” também editou alguns episódios no DaVinci Resolve Studio, segundo Rowland, que recentemente ganhou Emmys por Edição de Reality Não Roteirizado e Direção de Reality.
“Por exemplo, no sétimo episódio da primeira temporada, que foge ao formato padrão da série, tive a liberdade de trabalhar inteiramente no DaVinci Resolve. Meu foco foi na direção e filmagem do episódio, seguido pela pós-produção, na qual usei o DaVinci Resolve para edição e composição com o Fusion, acelerando nossa entrega e deixando a criatividade fluir mais.”
Rowland destaca a importância de contar a história de forma ágil, especialmente porque o público do mundo inteiro pode acompanhar em tempo real as façanhas do clube em campo. “Nosso objetivo é fornecer conteúdo rapidamente, e continuamos aprimorando todos os aspectos do nosso fluxo de trabalho, desde a produção até a pós, incluindo o codec, para garantir que isso aconteça”, conclui.
A terceira temporada está em fase de produção, com lançamento previsto para o final de 2024.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
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Fonte de pesquisa, disponível em: https://panoramaaudiovisual.com.br/serie-documental-vencedora-do-emmy-bem-vindos-ao-wrexham-filmada-com-ursa-mini-pro-12k/ , 2024-02-19 01:08:35 ou clique aqui, para ler na íntegra.
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