Centro experimental APL utiliza Genelec para estudar acústica virtual em ambientes XR
[ad_1]
11
Os monitores inteligentes ativos The Ones da Genelec desempenham um papel fundamental na sala de audição crítica do centro experimental APL (Laboratório de Psicoacústica Aplicada) da Universidade de Huddersfield, recentemente focado em acústica virtual para aplicativos de realidade estendida (XR).
O Laboratório de Psicoacústica Aplicada (APL), conforme explicado por seu fundador e diretor Hyunkook Lee, está trabalhando em diversos projetos relacionados a áreas como realidade estendida, incluindo o desenvolvimento de um motor de processamento de áudio de seis graus de liberdade para realidade aumentada, que levou o centro a desenvolver renderizadores binaurais. O centro também está conduzindo diversos experimentos com fones de ouvido de realidade virtual e sistemas de visualização para estudar a interação entre sinais sonoros e visuais: “É muito importante para criar experiências imersivas. Não é apenas o áudio que proporciona uma experiência imersiva, pois vemos coisas na vida real. Estamos investigando como percebemos a experiência imersiva, como podemos melhorá-la ao assistir filmes ou ouvir música, e que tipo de parâmetros perceptivos realmente fornecem esse tipo de experiência”.
Durante a última década, o APL tem utilizado 24 monitores Genelec 8040 em conjunto com um par de subwoofers 7070 para reproduzir áudio na sala de audição crítica do APL. No entanto, em uma atualização recente, 15 dos 8040 foram substituídos por monitores coaxiais de três vias 8341 da série The Ones para obter uma maior consistência tonal, bem como pela necessidade de mudar para monitores coaxiais “porque, ao realizar testes de localização, a posição central acústica é sempre importante. Com os 8040, é necessário calcular a média entre o tweeter e o woofer. Mas agora, com a série The Ones, sabemos exatamente onde está o centro acústico”.
A nova configuração permite ao APL criar um espaço Dolby Atmos 9.1.6, enquanto os 8040 restantes garantem que ele possa ser expandido para cobrir formatos com um maior número de canais, como o padrão 22.2 da NHK. Na versão expandida, nove dos 8040 são dispostos nas posições do chão, altura e centro traseiro.
Por sua vez, o APL se beneficia em seus processos das funções de ajuste de sala habilitadas pelo software de configuração e gerenciamento GLM da Genelec: “Podemos ajustar toda a sala para o sistema 9.1.6 em menos de cinco minutos, e isso foi um fator importante. O GLM faz uma enorme diferença, especialmente com áudio imersivo. Claro, também há uma diferença significativa com estéreo. Mas com um sistema 9.1.6 com tantos monitores trabalhando juntos, o fato de realmente podermos ajustar todo o sistema à sala é uma grande vantagem”, explica Lee.
Com o novo sistema em operação, o APL continua seus esforços para ajudar a melhorar a compreensão dos ambientes de áudio imersivos: “Recentemente, concentramo-nos em áudio binaural para aplicativos de monitoramento virtual e realidade estendida. E minha pesquisa atual está focada em entender que tipo de papel o áudio desempenha na entrega de uma experiência imersiva. E para isso, é sobre entender o que os produtores de conteúdo realmente pensam sobre áudio imersivo e que tipo de experiência os usuários desses sistemas imersivos esperam. Precisamos nos entender e tentar aproximar-nos e trabalhar juntos em um ambiente de colaboração. Compositores, produtores, engenheiros, pesquisadores e desenvolvedores precisam se reunir para discutir o que torna o áudio espacial verdadeiramente imersivo”.
Site relacionado: https://www.genelec.com/
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://panoramaaudiovisual.com.br/centro-experimental-apl-utiliza-genelec-para-estudar-acustica-virtual-em-ambientes-xr/ , 2024-02-20 01:20:09 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Centro experimental APL utiliza Genelec para estudar acústica virtual em ambientes XR”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO