MWC 2024 reúne a indústria para debater o futuro da conectividade

MWC 2024 reúne a indústria para debater o futuro da conectividade

[ad_1]

MWC 2024 reúne a indústria para debater o futuro da conectividade

Começou nesta segunda-feira ( 26/02), em Barcelona, a edição 2024 do GSMA MWC com foco em 5G, conectividade e aplicações de Inteligência Artificial. O MWC 2024 espera receber mais de 100 mil visitantes de todo o mundo.

Organizado pela GSMA, o MWC Barcelona reúne líderes do ecossistema móvel global e das indústrias adjacentes para quatro dias de trabalho em rede, impulsionando novos negócios e aprofundando as últimas tendências que moldam o futuro da conectividade. O evento se realiza no Fira Gran Via na capital da Catalunha, até a próxima quinta-feira, 29/02.

Mats Granryd, Diretor-Geral da GSMA durante a abertura do MWC 2024 / Foto: Divulgação

Mats Granryd, Diretor-Geral da GSMA, afirmou na abertura do evento que “é fantástico estar hoje aqui convosco na abertura do MWC na bela Barcelona! Com mais de metade dos participantes vindos de fora do ecossistema móvel central, o MWC já não representa apenas um sector. À medida que a conectividade nos aproxima, a tecnologia abre possibilidades – com a conectividade  impulsionando uma fusão de tecnologia e objetivos em todos os sectores, permitindo novas possibilidades”.

Pela sua parte, José María Álvarez-Pallete, Presidente do Conselho da GSMA e Presidente e CEO da Telefônica Espanha disse na capital da Catalunha que em abril de 2024, a empresa celebra “100 anos em que a Telefônica tem vindo a aproximar as pessoas através do poder da conectividade. Assim como a nossa empresa mudou com os tempos, o mesmo aconteceu com o nosso setor, que agora beneficia todas as empresas e indivíduos do planeta. No MWC Barcelona 2024, verá como a colaboração e as inovações conectadas estão a impulsionar mudanças sociais positivas que nos ajudarão a concretizar o potencial do futuro nos próximos 100 anos.”

Novidades

No primeiro dia, a reportagem da Revista da SET, que por segundo ano consecutivo participa do MWC, esteve no estande da Rohde & Schwarz que está apresentando um portfólio interessante com testes de rede móvel que abrange todas as fases, incluindo uma demonstração ao vivo de comunicação de dados determinística de baixa latência em redes 5G privadas em cooperação com o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção IPT.

Isso porque a ideia, como foi no ano passado, é avançar com o um ecossistema completo do standard 5G Broadcast, “proporcionando novos e valiosos fluxos de receitas para emissoras e operadores de rede”, explicaram à reportagem executivos da empresa.

O 5G Broadcast é um padrão de transmissão de um para muitos (one-to-many), parte das especificações 3GPP. Cria oportunidades para a transmissão de media e dados. “É uma forma ideal de transmitir conteúdos em direto para um grande número de dispositivos móveis em simultâneo, como canais pop-up para eventos desportivos e musicais. As transmissões multimídia podem ser recebidas em dispositivos móveis adequados sem um cartão SIM. O formato também permite a transmissão de dados, o que o torna ideal para atualizar dispositivos IoT ou aplicações automóveis”.

No estande da Rohde & Schwarz, Sarah Schmitt do Instituto Fraunfofer explicou, um teste de rede móvel que abrange todas essas fases, incluindo uma demonstração ao vivo de comunicação de dados determinística de baixa latência em redes 5G privadas em cooperação com o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção IPT.

 

Mobile Economy Report 2024

No evento, para assinalar a abertura do MWC Barcelona, a GSMA lançou o seu relatório anual sobre a economia móvel. Este relatório destaca as últimas tendências do ecossistema móvel global e recomenda áreas de investimento para ajudar a indústria a expandir o acesso móvel e a melhorar a qualidade do serviço. Entre as principais conclusões:

– O 5G será responsável por mais de metade (51%) do total de ligações móveis até 2029 e atingirá 56% de adoção até ao final da década.

– 58% da população mundial utilizava a Internet móvel no final de 2023, o que representa 4,7 mil milhões de utilizadores e um aumento de 2,1 mil milhões desde 2015.

– 3 bilhões de pessoas ainda não no tem acesso a Internet móvel, apesar de viverem em áreas coberta por redes de banda larga móvel (o “Usage Gap“), o que sublinha a urgência de abordar as barreiras à adoção destacadas na campanha “Breaking Barriers” da GSMA, como a acessibilidade dos aparelhos e a literacia/competências digitais.

– As tecnologias e serviços móveis geraram 5,4% do PIB mundial em 2023, uma contribuição que ascendeu a 5,7 bilhões de dólares.

Veja a cobertura completa na próxima edição da Revista da SET

Reportagem e fotos: Fernando Lopez Cisneros em Barcelona, Espanha

Edição: Fernando Moura, em São Paulo, Brasil



[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/mwc-2024-reune-a-industria-para-debater-o-futuro-da-conectividade/ , 2024-02-27 09:15:07 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “MWC 2024 reúne a indústria para debater o futuro da conectividade”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *