RAI produz Festival de Sanremo 2024 com Quantum2 da Prodys

RAI produz Festival de Sanremo 2024 com Quantum2 da Prodys

[ad_1]

As novas capacidades de vídeo da família de equipamentos de codificação Quantum2 da Prodys foram postas à prova pela equipe da RAI Radio 2 durante a realização do Festival de Sanremo 2024. Durante a semana deste festival de música, que serve como pré-seleção italiana para o Eurovision, um conjunto portátil Quantum2 W transmitiu um fluxo de áudio e vídeo da sede em Sanremo para os estúdios da RAI Radio 2 em Roma, utilizando o modo BRAVE Diversity. Nos estúdios em Roma, a RAI utilizou um equipamento Quantum2 AV capaz de receber simultaneamente ambos os fluxos. O equipamento portátil Quantum2 W possui 3 entradas de microfone/linha e uma entrada de vídeo SDI/HDMI, permitindo a transmissão de 2 fluxos de áudio e um de vídeo utilizando um número variável de interfaces IP, tanto fixas quanto sem fio.

Esta solução também foi testada em Roma para a transmissão realizada pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé-Radio Vaticana da missa na Igreja Nacional Argentina, em Roma, que ocorreu por ocasião da canonização da primeira santa argentina. Este evento propiciou a visita ao Vaticano do presidente argentino Javier Milei e seu encontro com o Papa Francisco. A missa foi transmitida para a Argentina em streaming por meio de um Quantum2 W que usou os 6 modems LTE fornecidos pelo próprio equipamento, além de um módulo de comunicações externo HG10.

O equipamento receptor foi um Quantum2 Lite AV, um pequeno equipamento de meia unidade de rack com interface de áudio AES67. Este sistema, distribuído no mercado italiano pela Princo, vem sendo usado pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé-Radio Vaticana desde os Dias da Juventude que ocorreram em Lisboa em agosto de 2023, com a presença do próprio Papa Francisco.

Novo firmware do Quantum 2
A Prodys atualizou recentemente o firmware do Quantum2 para expandir ainda mais a funcionalidade desta família de dispositivos. A primeira novidade é a função Ethernet Tunnel, que permite unir duas redes locais remotas, conectadas a dois equipamentos Quantum2, utilizando todos os interfaces de rede existentes entre os dois equipamentos. Dessa forma, cria-se uma única rede virtual que permite, por exemplo, a um operador controlar do estúdio, por meio de comandos IP, dispositivos conectados ao equipamento portátil, como uma câmera PTZ, mesmo aquelas baseadas em comandos multicast ou broadcast.

Para estabelecer essa conexão entre redes, é habilitado um túnel Ethernet (Camada 2 OSI) criptografado com chaves públicas/privadas. A funcionalidade Ethernet Tunnel pode ser ativada nos equipamentos portáteis (W e XL) e estacionários com vídeo (AV e Lite AV) da família Quantum 2 e também está disponível para os equipamentos codificadores de vídeo da família Ikusnet3.

A segunda novidade desta nova versão é a chegada à família Quantum2 das opções avançadas de tratamento de arquivos que já estavam disponíveis nos equipamentos Quantum Lite. Essas opções incluem a gravação em áudio linear (WAV) com a possibilidade de gravar em paralelo o áudio comprimido em MPEG L2; a inserção de marcas na gravação, úteis para a edição posterior; reprodução do áudio no modo local; reprodução e mixagem com o áudio do programa online; e um editor de áudio integrado, que permite extrair os trechos interessantes de uma gravação maior e convertê-los em arquivos de áudio que podem ser transmitidos online ou enviados para um servidor FTP.

Site relacionado: https://www.prodys.net/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://panoramaaudiovisual.com.br/rai-produz-festival-de-sanremo-2024-com-quantum2-da-prodys/ , 2024-03-04 07:18:36 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “RAI produz Festival de Sanremo 2024 com Quantum2 da Prodys”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO