SET:30: Integração de newsroom brasileiro com a Reuters é tema de debate

SET:30: Integração de newsroom brasileiro com a Reuters é tema de debate

[ad_1]

SET:30: Integração de newsroom brasileiro com a Reuters é tema de debate

O painel final do segundo dia do SET:30 2024 foi moderado por Carlos Fini, presidente da SET, e analisou o “Futuro, tendência e mercado no olhar de CEOS dos produtores de serviços e soluções”. Participaram Rodrigo Brasiel, CEO da SNEWS Newsroom Solutions, e Julieta Nogueira, Head of Sales, Latin America, da Reuters.

Durante o painel, em forma de perguntas e respostas, Fini interpelou os palestrantes com diferentes pontos do workflow de produção e distribuição de conteúdos, e sobre como a tecnologia apóia o acesso à informação. Julieta Nogueira disse que a Reuters trabalha “buscando a tecnologia para informar o público”, e que nesse contexto “o mantra da Reuters é entregar uma notícia ampla, limpa e totalmente verificável”, que se utilize da tecnologia para “ajudar nesse crescimento”.

Brasiel disse que, no mercado de sistemas para conteúdo, “nós acreditamos no jornalismo colaborativo com centralcasting de jornalismo. Para os principais players, houve um decréscimo de budget, e, nesse aspecto, o papel do newsroom é muito mais do que um organizador de texto, ele é um centro de ingest e distribuição de conteúdos. No newsroom podemos ajustar o software do conteúdo, porque nós conseguimos modelar. Afinal, o fluxo de produção é similar, por isso, trabalhamos na convergência com diversas tipos de público”.

Estamos diante de produção de informação com grandes velocidades, mas com fluxos claros e objetivos, por isso, disse Brasiel, a tecnologia ajuda a modular os processos e ordená-los.

Para Julieta, a tecnologia é uma aliada, “temos uma estrutura de 2500 jornalistas espalhados em 200 cidades, por isso precisamos enviar de forma ágil e segura. Precisamos entregar uma informação próxima, verificada, apurada, o que fará que o jornalismo possa dedicar mais tempo para produções especiais”.

Ela disse que a Reuters desenvolveu com o setor de vídeo, uma solução de inteligência artificial de scripts com tradução em tempo real com reconhecimento fácil, “entregando agora por API no sistema da SNews”.

Bresiel afirmou que hoje o newsroom “passou a ser uma ferramenta de tecnologia, que pode ser um grande hub de tecnologia, com automação com estruturas ajustadas e modulares. O fluxo é o mesmo, o que avança e muda é a estrutura, com cases que crescem modularmente, a automação atende a todos. Vai ficar quem tenha apuração rápida e confiável”. E reafirmou que as decisões devem ser rápidas, mas não podem perder a credibilidade. A tecnologia tem de ser um hub, tenho uma agência para checar, tenho sistemas para validação de blockchaim de controlar. “As ferramentas do jornalista têm de ser rápidas e precisas, mas confiáveis com olho humano”, explicou Brasiel.

Com respeito a integração do SNews Newsroom Solutions com a plataforma da Reuters, a novidade é a integração de conteúdo com a Reuters do Arion NRCS, que oferecerá aos seus usuários acesso incomparável às últimas notícias, imagens, vídeos e informações categorizadas de forma detalhada em tempo real.

“Ao entrar no sistema do Arion, os processos de produção da Reuters se automatizam, ficam mais claros e simples. Estamos trabalhando juntos para tornar o dia a dia mais fácil para os jornalistas”, disse Julieta. 

“O que nós estamos fazendo na integração não é apenas integrar, é pensar na usabilidade que está na ponta, para isso envolvemos jornalistas com engenharia. O que nós temos ninguém tem, o que fizemos foi somar etapas, e dessa forma entregar uma proposta da entrega de conteúdo”. Criamos, inclusive, um Manifesto falando da Inteligência Artificial porque o que queremos é acelerar o processo de produção de conteúdo”, disse o executivo da SNews.

O SET:30 tem como patrocinador Ouro a SES. Patrocinadores Prata, a AWS, Broadpeak, Intelsat e YouCast/Edgio. Como Patrocinador Bronze, a UCAN. Patrocinadores de Conteúdo, a SNews/Reuters e Maxvideo, e o apoio da MGE Broadcast.

Horários

SET:30
Data: 14, 15 e 16 de abril de 2024
Horário: 7h15 às 9h30
Local: Local: Salas N107  e N108 –
North Hall Meeting Rooms ( acesso será através do Central Lobby)

Sala SET

Como todos os anos, a sala da SET pode ser utilizada pelos associados como um ponto de encontro, descanso e apoio aos visitantes brasileiros registrados pela SET e aos participantes do SET:30. Os associados podem agendar reuniões nas salas.

Datas:14 a 16 de Abril de 2024
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Salas N107  e N108 – North Hall Meeting Rooms

Por Fernando Moura, em Las Vegas, Estados Unidos



[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/set30-integracao-de-newsroom-brasileiro-com-a-reuters-e-tema-de-debate/ , 2024-04-16 12:18:35 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “SET:30: Integração de newsroom brasileiro com a Reuters é tema de debate”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *