Premiado em festivais, The Legend of King Kang-Mi utilizou fluxo de trabalho Blackmagic Design

Premiado em festivais, The Legend of King Kang-Mi utilizou fluxo de trabalho Blackmagic Design

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A Blackmagic Design revelou que o curta-metragem “The Legend of King Kang-Mi” foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 12K e teve sua pós-produção finalizada no software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio DaVinci Resolve Studio.

No filme, a chegada de um trilheiro parcialmente congelado desperta medo e dúvida, à medida que ele conta histórias horripilantes, deixando todos se perguntando quem é a verdadeira ameaça. Desenvolvido em colaboração com o Strong Water Anaheim, um bar Tiki localizado no sul da Califórnia, o filme é uma sequência de “The Zombie King of Balacombé”, e faz parte de uma série de curtas criativos criados para promover o negócio e suas ofertas únicas de bebidas. Diferentemente de um comercial, o objetivo do Strong Water Anaheim era criar todo um universo em torno de sua marca.

O diretor Brian Ulrich foi abordado pelo visionário criativo da empresa, Robert Adamson. “Robert veio até mim com essa ideia do ‘Rei Kang-Mi’, que em tibetano é o homem das neves”, disse Ulrich. “Desde o início, eu tinha essa imagem em mente: cortar abruptamente do título para um navio congelado no gelo aos pés das montanhas do Himalaia, com uma vila de pescadores tibetana ao fundo.”

O diretor de fotografia Townsend Dixen, um colaborador de longa data de Ulrich, se juntou a equipe logo no começo, trazendo o seu próprio estilo visual à peça publicitária. “A franquia dos ‘Piratas do Caribe’ foi uma grande inspiração para mim, especialmente porque eles não tiveram medo de recorrer a um visual mais estilizado com a iluminação”, disse Dixen. “Eu queria muito que esse curta tivesse um toque mágico e surreal, então brincar com as cores e o contraste foi um fator importante na forma como abordei os aspectos visuais.”

A equipe selecionou imediatamente a URSA Mini Pro 12K como câmera A. “Pessoalmente, eu tenho uma Pocket Cinema Camera 4K e trabalhei com câmeras Blackmagic inúmeras vezes em sets, então estava animado para usar a 12K no projeto”, disse Dixen. “Notamos que o sensor 12K lida muito bem com as sombras, e equipado com lentes vintage Super Speed da Zeiss, eu estava confiante para aumentar o contraste e adotar um visual mais escuro e sombrio para o filme.”

Ulrich concordou com a escolha, tendo filmado com câmeras Blackmagic Design em projetos anteriores. “Tenho filmado com câmeras Blackmagic desde 2020, e adoro como são fáceis e flexíveis”, disse Ulrich. “Também queríamos filmar em 8K para ter versatilidade com os efeitos visuais na pós, sabendo que poderíamos fazer isso com a 12K sem nenhum recorte no sensor. Eu e o Townsend temos câmeras Pocket, então, se precisássemos filmar inserções e planos adicionais após a fotografia principal, sabíamos que a qualidade seria compatível. Fazia sentido filmar isso na URSA 12K, e estamos muito satisfeitos com o resultado.”

O trabalho inicial nos planos de estabelecimento VFX, que posicionam o navio no gelo durante o pôr do sol, contribuiu para orientar a abordagem da iluminação prática do Dixen no set. “Queria muito criar algo com algum tipo de alteração de iluminação durante o filme”, acrescentou Dixen. “Trabalhei com o meu eletricista-chefe, JD Elliott, para estabelecer três marcações de iluminação diferentes para criar um efeito de pôr do sol, iniciando a cena com uma luz dura e mais quente e, gradualmente, transicionando para um look mais suave e ‘iluminado pela lua’. Isso também ajudou com a história, que fica cada vez mais arrepiante à medida que o trilheiro conta sua história perturbadora.”

Após o término da fotografia principal, Ulrich assumiu a tarefa da montagem, usando o DaVinci Resolve Studio. “Foi monstruoso editar”, disse Ulrich. “Acho que, por fim, cruzamos a linha de eixo 18 vezes, conforme tínhamos planejado, mas na montagem tivemos que assegurar que cada linha de visão estivesse correta e todos os cortes funcionavam. E com a progressão da iluminação, cada plano tinha que ser captado com o seu próprio visual de iluminação para manter a consistência. Fazer correções significativas na pós-produção era praticamente impossível, dado o comprometimento que tivemos ao filmar desta forma.

Como já tinha usado o DaVinci Resolve Studio para a montagem em projetos anteriores, Ulrich achou as ferramentas e o fluxo de trabalho libertadores para um projeto tão complexo. “O DaVinci é muito intuitivo depois que você se acostuma com ele”, continuou Ulrich. “E a capacidade de alternar para outras ferramentas, como o Fusion, Fairlight e as cores, apenas com um clique, me oferecia uma variedade de opções ao alcance dos meus dedos, sem ter que exportar ou ir e vir entre programas diferentes.”

O colorista Gunnar Goding, que tratou as cores do curta no DaVinci Resolve Studio, apreciou o desafio de gerenciar as mudanças graduais, mas específicas, na iluminação que Dixen criou no set. “Pessoalmente, acho que o maior desafio foi encontrar o momento da transição de cores ao longo do filme”, disse Goding. “O começo do filme é muito quente e acolhedor, mas à medida que a narrativa avança, ele fica mais escuro e a temperatura de cor esfria, refletindo a atmosfera sinistra da história.”

Goding utilizou várias ferramentas no nível da linha de tempo para manter a gradação o mais simples e eficiente possível. “Utilizei uma curva de luminância e divisão de tons personalizada para obter o nível geral de contraste, além do ajuste de sombra, curva de matiz vs. matiz, saturação, redução de ruído e granulação de filme”, acrescentou Goding. “Para clipes individuais, eu fiz exposição geral, contraste, balanço de branco e saturação, junto de Power Windows em objetos específicos que precisavam de atenção.”

A história sombria e dramática trouxe desafios únicos para Goding. “Um exemplo era fazer a cabeça ensanguentada ficar com a cor vermelha certa”, continuou Goding. “A própria árvore de nós na linha de tempo já reduz a cor do sangue para que fique um pouco mais escura, então trabalhei com seleções baseadas no HSL do clipe para fazer a cor parecer vibrante, mas também natural.”

Tanto Ulrich quanto o seu cliente, Strong Water Anaheim, ficaram satisfeitos com o resultado e consideraram o prêmio de Melhor Cinematografia no Blackmagic Collective FilmFest como a cereja do bolo. “Foi simplesmente uma combinação perfeita de colaboração, incentivando uns aos outros a serem cineastas melhores. Escolher a equipe certa, as ferramentas certas e ter uma boa história é fundamental. Tivemos sorte de ter tudo isso.”

“The Legend of King Kang-Mi” recentemente venceu Melhor Cinematografia na competição Blackmagic Collective FilmFest 2023. Assista ao filme em www.strongwateranaheim.com.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

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Fonte de pesquisa, disponível em: https://panoramaaudiovisual.com.br/premiado-em-festivais-the-legend-of-king-kang-mi-utilizou-fluxo-de-trabalho-blackmagic-design/ , 2024-02-05 01:43:11 ou clique aqui, para ler na íntegra.
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