Otimização para a audiência de esportes usando AI
[ad_1]
Há mais ou menos três anos, o mercado brasileiro foi introduzido a um conceito completamente novo: o SSVP, ou seja, smart sports vídeo platform (Plataforma Inteligente de Vídeo Esportivos), através da startup iSPORTiSTiCS. Esse conceito foi trazido para o país por seus quatro fundadores, amantes de todos os tipos de esporte e consumidores vorazes de conteúdo e informação esportiva.
Em uma entrevista com a Revista Proxxima, em junho de 2020, Vinicius Gholmie, co-fundador e CEO da empresa, comentou sobre o propósito da iSPORTiSTiCS: “Nossas soluções de Inteligência Artificial podem ser comparadas às mais avançadas internacionalmente e são acessíveis desde a pais que desejem gravar seus filhos fazendo embaixadinha no campinho do bairro, a grupos de comunicação com conteúdo esportivo ou empresas e marcas que tenham como objetivo estratégico gerar negócios no setor esportivo”.
Os produtos iSPORTiSTiCS já funcionavam em infraestruturas em nuvem, mas foi no processo de criação da solução AUTOCAM que eles perceberam que precisariam encontrar uma arquitetura mais robusta, que permitisse um processamento real time de vídeo e áudio. E foi nesse momento que eles optaram por contar com a infraestrutura da AD Digital.
“Com o aumento da tração com clientes high-end, e iniciativas que demandam menor latência e tempo de resposta, passamos a buscar uma otimização de arquitetura que cobrisse esses gaps” comentou Rafael Vieira, diretor da iSPORTiSTiCS, que complementou: “O desenho proposto e suporte na implementação pela equipe da AD Digital nos permitiu o deploy de projetos de forma remota, em diferentes geografias e de forma escalável; mais importante, tem nos permitido cumprir as estritas demandas solicitadas por clientes e parceiros em projetos nessa frente”.
Com a infraestrutura projetada pela AD Digital, a empresa agora pode, através de suas soluções de Inteligência Artificial, identificar elementos e ações chave para transmissões ao vivo de jogos e editar e disponibilizar este conteúdo ao cliente final em tempo real. Toda essa solução de infra + IA foi desenvolvida para identificar ações e movimentos e, a partir disso, dar zoom no conteúdo de forma dinâmica e retransmiti-lo para o consumidor. Além disso, os possíveis problemas de intermitência e instabilidade do sinal foram mitigados com a nova tecnologia, o que permite a entrega do conteúdo esperado da melhor forma possível.
Falando um pouco da infraestrutura implementada, Hugo Nascimento, CTO da AD Digital, destacou: “Já é de praxe para o nosso time de Arquitetura de Solução e Engenharia começar a montar um projeto partindo dos objetivos do cliente. E o caso da iSPORTiSTiCS é um exemplo claro disso, nós entendemos as necessidades da empresa e trabalhamos junto com ela para chegar a uma arquitetura ideal”.
Essa nova infraestrutura conta com a integração de serviços de processamento, MediaLive, e armazenamento de mídias, S3, ambos da AWS. Unindo isso com serviços como Lambda e CloudFormation, é possível criar toda a estrutura end-to-end de forma automática e escalável, de acordo com a demanda diária e necessidade de cada cliente. Tudo isso sem perder o foco nos pilares essenciais para qualquer ambiente de produção: segurança, escalabilidade, disponibilidade, confiabilidade e otimização de custos.
“É muito gratificante trabalhar em projetos como este, em que podemos contribuir para a implementação de soluções em nuvem com o uso de tecnologias avançadas e, ao mesmo tempo, de forma simples, segura e econômica” comentou Tuanny Bairos, engenheira da AD Digital responsável por esse projeto. “Além disso, é um privilégio trabalhar com clientes como a iSPORTiSTiCS que se apresentam como verdadeiros parceiros, sempre receptivos com as nossas ideias e abertos às discussões visando garantir uma melhor experiência para o seu usuário final. Pessoalmente, acredito que construir a solução lado a lado com o cliente é sempre o melhor caminho”.
Pouco depois da implementação, a iSPORTiSTiCS já negociou o uso da AUTOCAM com 5 grandes clientes deste ramo, os quais realizam uma média de 10 transmissões por semana, com mais ou menos 2 horas e meia de duração cada. Com o início dos novos campeonatos, e expectativa é que mais empresas desse mercado adotem a plataforma.
Baseado no sucesso dessa plataforma, a ideia é que a parceria entre a AD Digital e a iSPORTiSTiCS continue se expandindo e que arquiteturas similares a do AUTOCAM estejam presente em seus próximos produtos.
[ad_2]
Link da fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO