tudoradio.com | Panorama: Educadora FM amplia liderança de audiência em Campinas. Band FM segue vice-líder e Nativa FM ganha posição
[ad_1]
O mercado de rádio de Campinas, que está entre as 13 praças regulares da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM. E a notícia é positiva para o meio: o rádio campineiro viu um considerável aumento no universo de ouvintes nos filtros gerais, sendo o segundo avanço consecutivo. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2020 a fevereiro de 2021):
Mais isoladas
A Educadora FM 91.7 (jovem/pop), emissora que assumiu a liderança geral a partir da última medição, ampliou sua média de audiência nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio apareceu um pouco mais isolada na ponta de cima da tabela, isso na comparação com os resultados anteriores. A Educadora FM continua posicionada como única rádio de formato pop no Brasil a liderar a pesquisa de audiência em um mercado regular.
Destaque também para a variação positiva da Band FM 106.7 (popular/hits), estação que segue na vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O resultado atual mantém a emissora isolada nessa condição de destaque. E a diferença da Band FM para a Educadora FM segue menor do que a distância para as demais FMs medidas em Campinas.
A Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) também é considerada um dos destaques da atual medição. Após alta na pesquisa anterior, a emissora cravou uma estabilidade que a deixa segura no top 3 nos principais períodos da pesquisa. A atualização atual é a décima em que a Antena 1 aparece entre os três maiores volumes de audiência, ou seja, em maio a rádio completará 1 ano em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Mais destaques
A Nativa FM 89.3 (popular) também foi um dos destaques da medição de audiência em Campinas. A rádio voltou a apresentar uma boa evolução em em seu índice e diminuiu um pouco a distância que a separa da Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja, que aparece estável na atual medição). Com isso, a Nativa FM volta a completar o top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Na sequência, bem próximas da Nativa FM, rádios como CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e NovaBrasil FM 103.7 (adulto/nacional) continuam em condições de disputarem por uma posição no top 5 em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale recordar que a NovaBrasil FM vive uma fase de mudança, já que contou com o encerramento do projeto “Nova FM” em dezembro passado (quando contava com uma versão local de rádio adulta-contemporânea).
Também é destaque a evolução constante vista no índice da Cidade FM 92.5 (popular/hits). Aos poucos a emissora está reconquistando posições no top 10 e hoje aparece um pouco mais próxima de uma FM não assinante na medição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio está em nono geral.
Veja também:
> Panorama: Educadora FM reassume a liderança geral em Campinas. Antena 1 e CBN crescem em audiência
Dial FM cheio
Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.
Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país.
Importante: entenda o ranking
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.
Tags:
Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo
[ad_2]
Link da fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO