Revisitando a conectividade sem fio à Internet: 5G vs Wi-Fi 6

Revisitando a conectividade sem fio à Internet: 5G vs Wi-Fi 6

[ad_1]

Revisitando a conectividade sem fio à Internet: 5G vs Wi-Fi 6

Conteúdo Telecommunications Policy

Nos últimos anos, uma atenção significativa foi direcionada para a quinta geração de conectividade de banda larga sem fio conhecida como 5G, atualmente sendo implantada por operadoras de rede móvel. Surpreendentemente, tem havido consideravelmente menos atenção dada ao Wi-Fi 6, o novo padrão IEEE 802.1ax na família de tecnologias de rede local sem fio com recursos voltados para redes privadas de ponta.

O artigo em questão revisita a adequação do celular e do Wi-Fi ao fornecimento de conectividade sem fio de alta velocidade à Internet. Ambas as tecnologias aspiram a fornecer desempenho significativamente aprimorado, permitindo que cada uma forneça conectividade de banda larga sem fio muito mais rápida e forneça suporte adicional para a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e comunicações Máquina a Máquina, posicionando as duas tecnologias como substitutos técnicos em muitos cenários de uso. Concluímos que ambos provavelmente desempenharão papéis importantes no futuro e, simultaneamente, servirão como concorrentes e complementos. Prevemos que o 5G continuará a ser a tecnologia preferida para cobertura de área ampla, enquanto o Wi-Fi 6 continuará a ser a tecnologia preferida para uso interno, graças aos seus custos de implantação muito mais baixos. No entanto, os limites tradicionais que diferenciavam as gerações anteriores de celular e Wi-Fi estão se confundindo.

Os defensores de uma tecnologia podem argumentar que os benefícios da tecnologia escolhida substituem a outra, solicitando políticas regulatórias que serviriam para inclinar o mercado a seu favor. Acreditamos que esses esforços precisam ser resistidos e que ambas as tecnologias têm papéis importantes a desempenhar no mercado, com base nas necessidades de casos de uso heterogêneos. Ambas as tecnologias devem contribuir para atingir o objetivo de fornecer conectividade de banda larga sem fio de alta capacidade acessível, confiável e disponível em todos os lugares.

Leia o artigo completo, em inglês, aqui.

[ad_2]

Link da fonte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *