tudoradio.com | Panorama: Massa FM completa 1 ano na liderança de audiência. Jovem Pan FM e Clube FM avançam em Curitiba
[ad_1]
O mercado de Curitiba acompanhou na semana passada mais uma atualização geral dos dados da audiência de rádio, esta que é medida pela Kantar IBOPE Media. Na média das estações em FM, o meio curitibano viu uma oscilação negativa do universo de ouvintes na comparação com a pesquisa anterior, mas esse índice se mantém em um patamar acima do que foi observado em várias atualizações de 2020. Destaques importantes foram observados na pesquisa. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2021):
Aniversário de liderança
A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) completou 1 ano na liderança geral de audiência no FM de Curitiba e região metropolitana, considerando períodos importantes como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na pesquisa atual, a rádio não viu variações significativas em seu índice, o que mantém a distância confortável para as demais concorrentes, esta que foi criada pela 97.7 FM nas últimas medições.
A movimentação do meio FM na atual medição também manteve consolidada a condição da Caiobá FM 102.3 (popular/hits) de vice-líder geral em audiência nos principais períodos. A rádio está nessa posição desde a atualização de janeiro no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais – trimestre outubro a dezembro de 2020), sendo seguida pela 98 FM 98.9 (popular/hits).
Em alta
Outra emissora que está chamando a atenção do mercado é a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop). A emissora segue na quinta colocação geral nos principais períodos da medição, mas em um patamar de audiência bem mais elevado do que os números registrados há 1 ano. A 103.9 FM vem de nova alta em seu índice e fica mais próxima da Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo, que também está em um patamar de audiência mais elevado).
Nos últimos onze resultados consecutivos, a Jovem Pan FM cresceu em nove atualizações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E esse o período de tempo que mostra a evolução contínua de audiência da emissora.
Mais destaques
Também segue em um novo patamar de audiência a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa), emissora que ignorou a oscilação negativa do meio FM e elevou o seu índice na comparação com a pesquisa anterior. A rádio segue isolada em sexto geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
A Clube FM 101.5 (popular/hits) também foi novamente um dos principais destaques da medição de audiência, à exemplo da atualização passada. A rádio evoluiu novamente em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e já aparece um pouco mais próxima da Mundo Livre FM, além de abrir uma certa distância para as demais FM medidas pela pesquisa.
Um pouco mais próximas, as rádios Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel), BandNews FM 96.3 (jornalismo) e Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
E a Rádio T FM 104.9 (popular/hits) apresentou uma forte alta em seu índice e passa a ser a estação mais próxima do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Veja também:
> Panorama: Massa FM dispara de novo em Curitiba. Caiobá FM e 98 FM também crescem em audiência
Importante: entenda o ranking…
A medição realizada pela Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.
Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.
Tags:
Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo
[ad_2]
Link da fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO