Mídia Kit: o cartão de visita da emissora
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Está precisando atualizar o mídia kit da sua rádio? Confira dicas para torná-lo atraente e aumentar os resultados nas vendas.
Por Fernanda Nardo.
O mídia kit é o cartão de visita da rádio, um documento de apresentação fundamental para mostrar o trabalho, os produtos e o alcance da emissora, com a intenção de atrair os olhares das possíveis empresas anunciantes e agências. Esse material também auxilia as marcas a compreenderem o perfil da emissora e visualizarem os melhores horários e programas, que se encaixam com o produto ou serviço anunciado.
De acordo com a consultora de mídia e marketing, Giovanna Leal Dalla Corte, o mídia kit é uma excelente ferramenta de apresentação da emissora. “Hoje, com uma importância muito maior por causa da pandemia. Muitas pessoas estão em home office, com isso, não temos mais a oportunidade de encontrar os contatos comerciais com frequência. Por isso, o mídia kit é ainda mais essencial neste momento”, diz.
Segundo Giovanna, o mais importante é desenvolver um material criativo, com informações relevantes, para atrair investidores e garantir bons resultados para o negócio. O material deve auxiliar as marcas a visualizarem como a rádio se posiciona, qual é o público que ela atinge, o programa de maior audiência, como é a programação. Assim, o anunciante pode ver se o perfil da rádio tem aderência ao seu produto e qual seria o melhor horário e programa para o anúncio.
“Tudo isso com um design interessante para que as pessoas sintam-se atraídas. Trabalhar com as palhetas de cores da rádio, utilizando uma linguagem direta e concisa, na qual seja possível identificar a proposta da emissora, seu perfil, além de explorar os recursos gráficos, como os ícones. O espírito da emissora deve estar impresso no layout do mídia kit, isso ajuda a vender a rádio”, explica.
Giovanna lembra que é preciso estar sempre atualizando esse material. “As rádios precisam cuidar do mídia kit, hoje ele é o grande cartão de visitas que as emissoras possuem, manter os dados e informações atualizadas e utilizar um layout interessante, com certeza é isso que ajudará a vender a emissora para o cliente”, destaca.
O que é essencial em um mídia kit?
1. História da emissora
Contar sobre a fundação da emissora, quem está à frente do negócio, sobre a equipe, tudo de forma simples e concisa, para que a pessoa entenda um pouco e conheça a história da empresa.
2. Missão e Valores
Alinhar seu propósito, seus valores e missão, é importante para que as empresas entendam o que move a emissora, quais são seus benefícios e o que ela oferece ao seu público.
3. Estatísticas e número de audiência
Fornecer informações sobre público principal, com base em idade, escolaridade, gênero e classe social. Mas vale ir além, fornecer métricas quentes que foquem no comportamento dos ouvintes, hábitos, estilo de vida, local onde moram, gostos, isso tudo nas diferentes plataformas que a rádio está presente. Os dados devem ser reais, auditados por uma empresa de credibilidade no mercado.
4. Área de Cobertura
Com foco nos dados e informações sobre o local em que a emissora está inserida, como a região, cidade, abrangência.
5. Audiência
Dados do tamanho detalhado da audiência. Com métricas, audiência por minuto, melhores horários, etc.
6. Nicho de mercado
Deixar claro se a rádio é segmentada em algum público, jornalística ou popular. Isto auxiliará o anunciante a ter resultados positivos, o que deve ser o maior interesse da emissora.
7. Programação
É importante citar todos os programas e segmentar entre jornalismo, musicais, entrevistas e informações. Fazer uma breve descrição de cada programa, destacar os mais ouvidos e de maior sucesso, com o horário de cada um na grade da programação.
8. Cases de sucesso
Na última página, uma dica é destacar os anunciantes. Essa é uma forma de mostrar o alcance e os resultados da rádio.
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