Mais de 75% dos acessos móveis do Brasil já são 4G LTE
[ad_1]
Mais de 75% dos acessos móveis do Brasil já são 4G LTE
Relatório afirma pandemia fez que os usuários buscaram planos móveis que permitissem maior controle sobre o consumo
Infografia da 5G Americas, associação setorial dos provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações, afirma que os primeiros meses da pandemia da Covid-19 no Brasil impactaram o setor de telecomunicações com redução nas conexões móveis. A associação compilou dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Aanatel) e observou que, a partir de julho de 2020 houve uma recuperação das linhas móveis, bem como a consolidação da Long Term Evolution (LTE) como a tecnologia predominante no país.
Segundo a entidade, em março de 2021, a Anatel registrou 240,9 milhões de acessos móveis, um incremento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A quantidade de acessos móveis estava decrescendo no Brasil desde 2015, alcançando o ponto mais baixo durante o primeiro semestre de 2020. No entanto, a digitalização de atividades de rotina foi um fator importante na recuperação das linhas móveis, particularmente as de banda larga móvel.
O informe da 5G Americas afirma que “este crescimento foi acompanhado por uma maior adoção da LTE em comparação com outras tecnologias comercializadas, a 2G e a 3G. Em março de 2021 foram contabilizados 183,7 milhões de acessos LTE, 15% a mais que em março de 2020. Os acessos 2G e 3G tiveram variações negativas no mesmo período: foram registrados 31,7 milhões e 26,6 milhões de acessos respectivamente, os quais representam redução de 18% e 8%”.
Ainda disse, que em março de 2021 as linhas LTE somavam 76% do total, enquanto que a 3G representava 13% e a 2G com 11%. No ano anterior, a distribuição era de 70% para a LTE, 17% da 3G e 13% da 2G.
“De acordo com a Anatel, durante a pandemia de Covid-19 os usuários buscaram planos mais baratos e esquemas que lhes permitissem maior controle sobre seu consumo. Isso contribuiu para uma mudança na participação dos planos pré-pagos e pós-pagos e, em março de 2021, o pós-pago passou a ser a modalidade predominante, agrupando quase 52% dos acessos. Um ano antes, esse número era de 49,5%. Dados da agência também mostram que todas as unidades federativas do país têm pelo menos 80,6% de seus municípios com cobertura de rede 4G”, completa
Por Fernando Moura, em São Paulo
[ad_2]
Fonte de pesquisa, disponível em: https://set.org.br/set-news/mais-de-75-dos-acessos-moveis-do-brasil-ja-sao-4g-lte/ , 2021-09-28 12:21:02 ou clique aqui, para ler na íntegra.
O material RSS “Mais de 75% dos acessos móveis do Brasil já são 4G LTE”, publicado nesta página, é um compartilhamento de outros sites e portais, todos os direitos, responsabilidades e créditos são dos seus idealizadores e autores. Nosso objetivo é contribuir com esse compartilhamento para que todos tenham acesso a informações sérias redigidas por instituições de credibilidade.
DEIXE UM COMENTÁRIO